Conheça a-ha, umas das bandas mais famosas dos anos 80
A-ha, muitas vezes erroneamente grafado como A-ha, é uma banda norueguesa que surgiu na cidade de Oslo em 1982, destacando-se nos gêneros de new wave e pop rock. Composta por Morten Harket como vocalista, Magne Furuholmen como tecladista e Påul Waaktaar como guitarrista, a banda rapidamente se tornou uma das mais reconhecidas dos anos 80 em todo o mundo.
O sucesso do grupo começou com seu primeiro álbum, “Hunting High and Low”, lançado em 1985. Este álbum atingiu o topo das paradas na Noruega, onde a banda se originou, alcançou o segundo lugar no Reino Unido e o décimo quinto nos Estados Unidos, conforme registrado na lista de álbuns mais vendidos da Billboard 200. Além disso, produziu três grandes sucessos: “Take on Me”, “Hunting High and Low” e “The Sun Always Shines on T.V.”. Como resultado desse sucesso estrondoso, a banda foi indicada ao Grammy Award na categoria de Melhor Revelação e ganhou oito prêmios da MTV norte-americana durante o VMA de 1986. Após o lançamento malsucedido de seu quinto álbum de estúdio, “Memorial Beach”, em 1994, a banda ficou inativa por quatro anos antes de retornar em 1998.
O trio é lembrado até hoje por seus numerosos sucessos internacionais, além dos já mencionados, como “Cry Wolf”, “I’ve Been Losing You”, “Stay on These Roads”, “Touchy!”, “There’s Never a Forever Thing”, “Crying in the Rain” e “Early Morning”.
Em 15 de outubro de 2009, o trio anunciou sua intenção de encerrar projetos futuros e se separar após uma turnê mundial em 2010. Fãs de pelo menos 40 países e seis continentes se reuniram para testemunhar a última etapa dessa turnê.
Em dezembro de 2014, foi revelada uma colaboração entre a organização do festival Rock In Rio e a banda para celebrar os 30 anos de ambos em 2015. Em 25 de março de 2015, a banda anunciou oficialmente seu retorno com o lançamento de um novo álbum, “Cast in Steel”, previsto para 4 de setembro de 2015. Até o momento, a banda vendeu mais de 100 milhões de discos entre álbuns e singles.
Formação da banda
Paul Waaktaar e Magne Furuholmen, amigos desde a infância, começaram sua jornada musical juntos na banda Black Sapphire. No entanto, no início dos anos 80, seu caminho cruzou com o de Morten Harket, que também estava envolvido com música como vocalista da banda Soldier Blues. Reconhecendo uma oportunidade de união, os três decidiram formar uma nova banda e, em 1982, deixaram a Noruega em direção a Londres, buscando estabelecer uma carreira na indústria musical.
O nome “A-ha” foi inspirado por uma anotação encontrada por Magne Furuholmen no caderno de Paul, onde estava escrito “Aha!”, uma expressão comum de surpresa ou descoberta. Decidiram adotar essa expressão como o nome da banda, adicionando um hífen entre o primeiro “A” e o “H” e removendo o ponto de exclamação para formar “A-ha”. Escolheram esse nome por sua simplicidade, facilidade de memorização e por evocar o som da língua norueguesa.
Em Londres, apesar das várias rejeições de gravadoras, o grupo finalmente conseguiu um contrato com a Warner Bros. Records, onde permaneceram até 1994. Esse acordo foi alcançado com a ajuda de John Ratcliff, um músico, e Terry Slater, um empresário, após várias reuniões e persistência.
“Take on Me” e “Hunting High and Low”
“Take on Me” foi a primeira música que Morten Harket ouviu Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen tocarem, quando ainda era chamada de “Lesson One”. Após várias tentativas e dois lançamentos sem sucesso, a música se tornou um sucesso global em 1985. O primeiro lançamento em 1984 vendeu apenas 400 cópias, mas após ser retrabalhada com o produtor Alan Tarney um ano depois, a música vendeu 1,5 milhões de cópias em todo o mundo em apenas um mês. Estima-se que o single “Take on Me” tenha vendido entre 6 e 7 milhões de cópias globalmente, alcançando o terceiro lugar na Billboard Hot 100 e o segundo lugar nas paradas britânicas. O sucesso nos Estados Unidos foi impulsionado pelo videoclipe exibido na MTV, que utilizou a técnica de “rotoscopia”, imitando cenas do filme “Altered States” de Ken Russell. O videoclipe ganhou seis categorias no MTV Video Music Awards de 1986 e foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.
Outra música destacada do álbum “Hunting High and Low” foi “The Sun Always Shines on T.V.”. Nos Estados Unidos, a música alcançou a 20ª posição na Billboard Hot 100, e o videoclipe ganhou dois prêmios no MTV Video Music Awards de 1986. Embora o sucesso do A-ha nos Estados Unidos tenha sido marcado pela indicação ao Grammy de 1986 na categoria de Revelação, eles foram superados pela cantora Sade.
“The Sun Always Shines on T.V.” foi o último single da banda a entrar no Top 40 da Billboard, e desde então, o A-ha é frequentemente lembrado nos Estados Unidos principalmente pelo sucesso de “Take on Me”. No entanto, na Grã-Bretanha e em outras partes do mundo, a história foi diferente: “The Sun Always Shines on T.V.” foi ainda mais popular, alcançando o primeiro lugar nas paradas de sucesso.
O álbum de estreia “Hunting High and Low” de 1985, que inclui “Take on Me” e “The Sun Always Shines on T.V.”, foi um sucesso de vendas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e recebeu o certificado de Disco de Platina pela RIAA. Até 2009, “Hunting High and Low” vendeu cerca de 10 milhões de cópias em todo o mundo.
Primeira fase (1986-1994)
O próximo álbum do A-ha, lançado em 1986, foi “Scoundrel Days”. Este álbum apresenta uma sonoridade mais sombria em comparação ao anterior. Ele trouxe hits como “Cry Wolf”, “I’ve Been Losing You”, “Maybe Maybe” e “Manhattan Skyline”. Apesar de não ter sido lançada como single e nem ter recebido um videoclipe, a faixa-título tornou-se um dos maiores clássicos da banda e ainda é lembrada até hoje.
O sucesso continuou com mais turnês e grandes parcerias, como a trilha sonora do filme “007 – Marcado para a Morte” em 1987. A música tema do filme, “The Living Daylights”, foi um sucesso, alcançando o 5º lugar nas paradas britânicas, segundo a Official Charts Company.
Em 1988, o álbum “Stay on These Roads” trouxe uma nova ambição para o A-ha. Este foi o terceiro álbum consecutivo da banda a alcançar o segundo lugar nas paradas britânicas. O álbum incluiu cinco hits, como a faixa-título, “The Blood That Moves the Body”, “Touchy!”, a balada “There’s Never a Forever Thing” (mais conhecida no Brasil) e a pop “You Are The One”.
“Stay on These Roads” marcou o início de uma nova direção para a banda, que culminou no álbum “East of the Sun, West of the Moon” em 1990. Este álbum, embora tenha sido diferente dos anteriores, não alcançou a mesma popularidade, marcando o início de um declínio para o grupo. No entanto, em janeiro de 1991, o A-ha realizou um show memorável no Rock in Rio II, no Maracanã, onde atraiu 198.000 pessoas, entrando para o Guinness Book. Em uma enquete realizada pelo site G1 em 2015, esse show foi eleito como o momento mais marcante dos 30 anos do Rock in Rio, superando até mesmo o show do Queen.
O álbum incluiu um cover de “Crying in the Rain”, um single de 1963 dos The Everly Brothers. Além disso, contou com três hits: “Crying in the Rain”, “I Call Your Name”, “Early Morning” e “Waiting for Her” (lançado apenas no Japão).
Em 1993, o álbum “Memorial Beach” foi lançado, marcado por influências de guitarras em vez do piano característico da banda. Este álbum foi recebido com críticas mistas e teve pouca aceitação do público.
Sentindo a necessidade de buscar novas fontes de inspiração e se afastar do assédio que nunca foi bem-vindo, o A-ha se separou em 1994. No entanto, seus membros se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega, onde apresentaram a música que compuseram para os Jogos Paraolímpicos de Inverno, “Shapes That Go Together”.
Segunda fase (1998 até 2010)
Após uma apresentação muito bem-recebida no “The Sun Always Shines on T.V.” e uma nova música, “Summer Moved On”, no Nobel Peace Prize Concert em 1998, a banda voltou ao estúdio e lançou em 2000 o álbum “Minor Earth Major Sky”, seguido de uma nova turnê e um videocast da banda inaugurando o novo estádio Vallhall, em Oslo, juntamente com a banda Briskeby. O concerto “A-ha on the net” em 2001, direto de Valhall, em Oslo, Noruega, foi o quarto concerto televisionado pela Web mais assistido, com cerca de 3,6 milhões de acessos, sendo 500.000 deles com um tempo médio de visita de 28 minutos. Apenas eventos televisionados pela Web do U2, Madonna e Paul McCartney registraram mais acessos. As vendas deste álbum e do “Lifelines”, de 2002, mostraram que os fãs ainda estavam presentes e abertos a atrair um novo público, especialmente na Europa Central e na Escandinávia, onde os álbuns venderam extremamente bem. A banda apareceu novamente no Nobel Peace Prize Concert em 2001. O videoclipe da música “I Wish I Cared” foi o primeiro animado usando Flash e baseado na Web a ser produzido.
Em 2001, a música “Velvet” fez parte da trilha sonora do filme “One Night at McCool’s”. Quando o filme foi lançado em DVD, o videoclipe foi incluído como um dos bônus especiais. Um álbum ao vivo da turnê de 2002, intitulado “How Can I Sleep With Your Voice in My Head?”, foi lançado em março de 2003, precedido pelo single ao vivo de 1986 do clássico “The Sun Always Shines on TV”. Em 2004, um livro intitulado “The Swing Of Things” foi publicado, incluindo um CD com material demo.
No mesmo ano, em 2004, a banda celebrou seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coletânea de singles: “The Singles: 1984-2004”, que colocou a banda de volta ao Top 20 Britânico de Álbuns, conquistando a 13ª colocação. Durante sua carreira, a banda lançou oficialmente 36 singles, 15 dos quais se tornaram Top 10 na Grã-Bretanha e 15 foram os primeiros colocados nas listas das rádios em todo o mundo. O novo álbum de singles incluiu alguns dos destaques do A-ha nos últimos vinte anos.
Em 2 de julho de 2005, o A-ha se apresentou no Live 8, em Berlim. Segundo a lenda musical e formador do Beach Boys, Brian Wilson, o A-ha fez uma apresentação em Berlin perante um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Durante a apresentação, houve algumas dificuldades técnicas, mas a banda continuou a se esforçar, encerrando com a música “Summer Moved On”. Em 12 de setembro, o A-ha fez seu primeiro concerto nos Estados Unidos desde 1986, no Irving Plaza, em Nova York. Durante uma pequena improvisação de “Take on Me” em 11 de setembro, na Times Square, a banda mostrou sua presença. Em 27 de agosto de 2005, a banda se apresentou para 120.000 pessoas no Frognerparken em Oslo, a maior plateia já vista na Noruega.
Em 4 de novembro de 2005, lançaram seu novo álbum de estúdio, “Analogue”. O primeiro single, “Celice”, foi lançado em 4 de outubro em todo o território europeu. Mais tarde, no mesmo mês, iniciou-se uma turnê, com apresentações na Bélgica, França, Alemanha e Inglaterra. Quando o primeiro lançamento da música “Analogue” seguiu-se na Inglaterra, em janeiro de 2006, o A-ha conquistou seu primeiro Top Ten Inglês desde 1988. Mais datas foram adicionadas à turnê, incluindo uma apresentação no London’s Shepherd’s Bush em 2 de fevereiro de 2006, um especial para a televisão na África e um festival no Chile. O terceiro single na Europa (segundo na Inglaterra) foi “Cosy Prisons”.
Em 2006, a banda regravou um cover de John Lennon, “#9 Dream”, para a Anistia Internacional. Em 30 de outubro, receberam em Londres o prestigioso Q Inspiration Award, por sua longa contribuição para a música e por inspirar muitos dos seus jovens colegas nos negócios.
Durante o mês de agosto de 2007, a banda sugeriu uma provável mudança de direção e uma possível pausa de três anos, retornando apenas em 2010. No entanto, alguns shows ainda foram realizados, incluindo a inclusão de “#9 Dream” no Setlist. Felizmente, houve uma mudança de planos, com novos shows em 2008 e planos de gravação de um novo álbum, incluindo músicas inéditas em apresentações recentes.
Em março de 2009, o A-ha retornou à América do Sul, para dois shows no Brasil e um no Chile. A banda lançou, em 24 de abril, um novo single intitulado “Foot of the Mountain”, o primeiro do novo álbum “Foot of the Mountain”, lançado em junho de 2009. Com o grande sucesso de “Foot of the Mountain”, as faixas “Shadowside” e “Nothing is Keeping You Here” foram lançadas e bem recebidas pelos fãs. Em um dos episódios da série animada da FX Family Guy, Chris Griffin “entra” no mundo apresentado no clipe original de “Take On Me”, em aproximadamente 50 segundos de cena, e uma parte da música é apresentada. Esse é um dos números musicais mais famosos do programa, junto com “Surfing Bird” do The Trashman, interpretado por Peter Griffin, e “Everything I do (I do It For You)” de Bryan Adams, interpretado por Stewie Griffin.
Fim do A-ha e turnê de despedida
No dia 8 de outubro de 2009, os membros do A-ha anunciaram o fim definitivo da banda até o final de 2010 (o que foi uma realidade temporária, porém não permanente). Em uma nota oficial, Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy declararam sua intenção de seguir outros objetivos, como trabalhos humanitários, envolvimento político ou novos rumos na música e nas artes. Em março de 2010, o A-ha fez sua última turnê na América do Sul, incluindo apresentações em Buenos Aires, Santiago e sete cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte (Foto). O concerto em Fortaleza, em 20 de março de 2010, marcou o último show do grupo em solo brasileiro, e os membros da banda expressaram gratidão ao público brasileiro. A maioria dos shows teve todos os ingressos vendidos.
Em maio, a banda continuou sua turnê mundial com sete shows em quatro cidades norte-americanas, gerando grande repercussão na mídia local e demanda por entrevistas nas rádios locais.
Em junho e julho, eles se apresentaram em alguns festivais menores, passando pela Suíça, Áustria e Alemanha, além de fazerem sua estreia e despedida na Hungria.
Em agosto, participaram do prestigiado Summer Sonic Festival em duas cidades japonesas, Tóquio e Osaka, antes de retornarem à Noruega para seis shows, tocando para aproximadamente 110 mil pessoas.
Em outubro e novembro, realizaram shows em importantes arenas europeias, passando por Países Baixos, Bélgica, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Ucrânia, Bielorrússia, Letônia, Lituânia, Rússia e Reino Unido. Muitos desses shows tiveram todos os ingressos vendidos.
Nos dias 30 de novembro e 2, 3 e 4 de dezembro, o A-ha fez seus quatro últimos shows no Oslo Spektrum. Todos os 39 mil ingressos foram vendidos.
Rock in Rio 2015 e turnês pelo Brasil
Após muitas especulações no final de 2014, a organização do Rock in Rio anunciou que o grupo participaria da edição de 2015 do festival em setembro, para celebrar os 30 anos da banda e os 30 anos do festival. Apesar das declarações anteriores de que o grupo nunca mais se apresentaria, em outubro de 2014 foi decidido que haveria um breve retorno em setembro de 2015. Além disso, a banda compôs e lançou mais um álbum.
Em 30 de junho de 2015, a banda lançou um novo single, “Under the Makeup”, que foi o primeiro single do novo álbum, “Cast in Steel”.
O A-ha realizou uma turnê pelo Brasil em outubro, passando por diversos lugares, além de fazer parte da lista de atrações do Rock in Rio. A banda também fez dois shows privados no Brasil, no estado do Pará, para a mineradora Hydro, em comemoração aos seus 110 anos. Os shows foram realizados nas cidades de Barcarena, em 1 de outubro, e em Paragominas, em 3 de outubro, onde a mineradora possui operações. Ambos os eventos foram beneficentes, com o acesso do público sendo oferecido mediante a troca de kits escolares por ingressos.
Turnês MTV Unplugged de a-ha e Hunting High and Low (2017–2022)
Um álbum e filme de uma série de apresentações acústicas, inicialmente previsto para junho de 2017, foi adiado para novembro de 2017.
Em meados de junho de 2017, o A-ha gravou secretamente um especial MTV Unplugged na remota ilha norueguesa de Giske, onde telefones ou equipamentos de gravação não eram permitidos no estúdio. Em outubro de 2017, lançaram o álbum acústico intitulado Summer Solstice, que incluiu duas novas canções: “This Is Our Home” e “A Break in the Clouds”. O vídeo de “This Is Our Home” foi lançado em setembro de 2017, seguido pelas versões Unplugged de “The Sun Always Shines on TV”, “The Living Daylights” e “Take On Me”, esta última sendo amplamente elogiada por sua reinterpretação do clássico pop.
No início de 2018, o A-ha embarcou em uma turnê acústica europeia, originalmente intitulada “An Acoustic Evening with A-ha”, mas renomeada como “MTV Unplugged Tour 2018”.
A versão acústica de “Take On Me” foi apresentada no filme Deadpool 2, lançado em maio de 2018, e no episódio 13 da 4ª temporada da série de TV americana The Magicians.
Em 29 de outubro de 2019, o A-ha iniciou sua turnê Hunting High and Low em Dublin, Irlanda, na qual tocaram na íntegra seu álbum de estreia, além de outras canções. A turnê, programada para durar até 2020, foi adiada devido à pandemia de COVID-19. Concertos estavam marcados para diversos países ao redor do mundo. Durante a turnê, a banda também apresentou a nova música “Digital River”.
Em 13 de junho de 2021, estreou no Tribeca Film Festival em Nova York o documentário a-ha: The Movie, que conta a história da banda, abordando tanto o sucesso quanto os conflitos pessoais entre os membros. O diretor Thomas Robsahm acompanhou a banda por quatro anos. O filme foi lançado em vários países.
Retorno de a-ha após a pandemia de COVID-19 (2022–presente)
Em março de 2022, o A-ha retomou sua turnê Hunting High and Low após adiamentos devido à pandemia de COVID-19.
Um novo filme e álbum, ambos intitulados True North, foram lançados em 21 de outubro de 2022 pelo selo Sony Music / RCA Records. A gravação foi concluída em novembro de 2021 com a Norwegian Arctic Philharmonic Orchestra em Bodø, Noruega. Este álbum é uma performance ao vivo filmada, incluindo clipes cênicos da natureza da Noruega, situados nas paisagens do norte da Noruega. O primeiro single do álbum, “I’m In”, foi lançado em 8 de julho de 2022.
Durante sua turnê de 2022, o A-ha apresentou duas das canções do álbum: “Forest For The Trees” e “You Have What It Takes”. Anteriormente, uma demo de “I’m In” e “You Have What It Takes” havia sido compartilhada nas redes sociais por Magne.
O segundo single do álbum, “You Have What It Takes”, foi lançado em 16 de setembro de 2022.