Conheça Andrea Bocelli
Andrea Bocelli OMRI, nascido em Lajatico em 22 de setembro de 1958, é um tenor, compositor e produtor musical italiano. Reconhecido com cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli registrou nove óperas completas, incluindo “La bohème”, “Il trovatore”, “Werther” e “Tosca”, além de diversos álbuns clássicos e populares. Sua obra já ultrapassou a marca de 70 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Começo da vida de Andrea Bocelli
Andrea Bocelli nasceu na cidade de Lajatico em 1958, filho de Alessandro e Edi Bocelli. Cresceu na fazenda da família, localizada a cerca de 40 km da cidade de Pisa.
Desde os seis anos de idade, começou a ter aulas de piano e, posteriormente, de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Bocelli nasceu com glaucoma congênito, o que o deixou parcialmente cego. Aos 12 anos, durante uma partida de futebol, sofreu um golpe na cabeça que resultou em cegueira total. Na infância, tocava órgão na igreja próxima à sua casa, frequentando os domingos com sua avó. Aos 12 anos, ganhou o prêmio Margherita d’Oro, em Viareggio, com a canção “O Sole Mio”, sua primeira vitória em uma competição musical.
Após concluir o ensino médio em 1980, ingressou na Universidade de Pisa, formando-se mais tarde em Direito. Após um ano trabalhando como advogado, decidiu dedicar-se integralmente à música, recebendo aulas de canto do maestro Luciano Bettarini. Bocelli continuou seu treinamento vocal participando de “master classes” com o renomado tenor Franco Corelli, em Turim.
Em 1992, Andrea chamou a atenção do astro do rock italiano Zucchero Fornaciari, que o testou para fazer um dueto na música “Miserere”. O tenor Luciano Pavarotti ficou impressionado com a gravação de Bocelli e pediu para que ele fosse usado na turnê europeia. Embora a música tenha sido gravada com Pavarotti, Bocelli acompanhou Zucchero na turnê.
Em 1994, venceu o Festival de San Remo com a canção “Il mare calmo della sera”, alcançando seu primeiro disco de ouro. Neste mesmo ano, estreou na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, cantou no concerto beneficente de Pavarotti em Modena e se apresentou para o Papa João Paulo II no Natal. No ano seguinte, sua canção “Con te partirò” ficou em quarto lugar no Festival de San Remo.
Bocelli tem três filhos: Amos (nascido em 1995) e Matteo (nascido em 1997) de seu casamento com Enrica Cenzatti, e Virginia (nascida em 2012) de seu relacionamento com Veronica Berti, com quem se casou em março de 2014.
Seu ídolo de infância era o jogador de futebol português Eusébio da Silva Ferreira. Quando Bocelli se tornou famoso, foi Eusébio quem quis conhecê-lo, invertendo suas posições.
1992 – 97: Festival de Sanremo, Andrea Bocelli e Romanza
Em 1996, Andrea Bocelli colaborou com a soprano inglesa Sarah Brightman em uma versão em dueto de “Con te partirò”, intitulada “Time to Say Goodbye” (“Hora de Dizer Adeus”). Essa colaboração bateu recordes de vendas e permaneceu no topo das paradas por quase seis meses em todo o mundo. Nos anos seguintes, Bocelli realizou apresentações em Paris, Bolonha, Torre del Lago e no Vaticano. Além disso, lançou mais álbuns antes de entrar no mercado americano.
Sua entrada nos Estados Unidos ocorreu com um concerto no “John F. Kennedy Center for the Performing Arts” em Washington D.C., seguido por uma recepção na Casa Branca. Durante esse período, Bocelli embarcou em turnês pela América do Norte e América do Sul em 1997 e 1999, respectivamente. Durante essas turnês, ele fez duetos memoráveis com Céline Dion e apresentou-se na primeira ópera totalmente transmitida ao vivo pela Internet na “Detroit Opera House”, ao lado de Denyce Graves.
Como vencedor do Festival de Sanremo, Bocelli foi convidado a retornar no ano seguinte. Competindo com “Con te partirò”, o tenor ficou em quarto lugar. A canção foi incluída em seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Bocelli”, produzido por Mauro Malavasi e lançado em novembro de 1995. Na Bélgica, “Con te partirò” tornou-se o single mais vendido de todos os tempos e tornou-se sua canção assinatura, presente em todos os seus shows.
Seu terceiro álbum, “Viaggio Italiano”, foi lançado na Itália em 1996. Bocelli foi convidado para um dueto com a soprano inglesa Sarah Brightman na canção “Con te partirò” durante a última partida do boxeador Henry Maske. Brightman havia conhecido Bocelli após ouvi-lo cantar a canção em um restaurante. Com o título alterado para “Time to Say Goodbye”, os cantores a gravaram com membros da Orquestra Sinfônica de Londres. O single despontou nas paradas musicais da Alemanha, permanecendo em primeiro lugar por catorze semanas. Com vendas aproximando-se das milhões de cópias e um certificado de platina sêxtuplo, “Time to Say Goodbye” tornou-se a canção de maior sucesso do artista. Bocelli também liderou as paradas da Espanha em 1996 com a canção “Vivo por Ella” (um dueto com Marta Sánchez). Em 1998, foi lançada uma versão em português com a cantora brasileira Sandy, intitulada “Vivo por Ela”.
No mesmo ano, Bocelli gravou “Je vis pour elle”, a versão em francês de “Vivo per lei”, em dueto com a cantora francesa Hélène Ségara. Lançada em dezembro de 1997, a canção tornou-se um sucesso de vendas na Bélgica e na França, atingindo a primeira colocação nas paradas musicais. Até então, a canção é o maior recorde de vendas de Ségara e o segundo maior de Bocelli, depois de “Time to Say Goodbye”. Em março do mesmo ano, Bocelli e Brightman receberam o Prêmio ECHO de “Melhor Single do Ano”.
No verão de 1997, Bocelli realizou uma série de 22 concertos a céu aberto pela Alemanha e um concerto fechado em Oberhausen. Em setembro, apresentou-se na Piazza dei Cavalieri, em Pisa, para a gravação de “A Night in Tuscany”, com a participação especial de Nuccia Focile, Sarah Brightman e Zucchero. O concerto também foi a primeira apresentação clássica televisionada do artista, transmitida pela PBS. Em 14 de setembro, em Munique, Bocelli recebeu o Prêmio ECHO de “Álbum Mais Vendido do Ano” por “Viaggio Italiano”.
1998 – 99: Aria: The Opera Album, Sogno e Sacred Arias
Bocelli estreou nas gravações de ópera em 1998, interpretando Rodolfo numa produção de “La bohème” em Cagliari. Seu quinto álbum, “Aria: The Opera Album”, foi lançado em março do mesmo ano.
Em 19 de abril, Bocelli fez sua estreia em solo estadunidense com um concerto no John F. Kennedy Center, em Washington, D.C., seguido de uma recepção na Casa Branca pelo Presidente Bill Clinton. Em maio, em Monte-Carlo, Bocelli recebeu o World Music Awards nas categorias “Melhor Artista Italiano” e “Melhor Performance Clássica”. Também foi listado entre as “50 Pessoas mais bonitas de 1998”, pela revista People.
Entre junho e agosto de 1998, Bocelli realizou uma turnê pelo continente americano. Em setembro, recebeu seu segundo Prêmio ECHO Klassik, desta vez na categoria “Álbum Clássico Mais Vendido”, por “Aria: The Opera Album”. Na noite de Ação de Graças, Bocelli foi convidado especial de Céline Dion durante o especial televisivo “These Are Special Times”, no qual performaram o dueto “The Prayer” e “Ave Maria”. O dueto foi incluído no álbum de Dion, “These Are Special Times”, lançado no mesmo ano, e integrou a trilha sonora da animação “Quest for Camelot”. A canção foi relançada no álbum “Sogno”, de Bocelli.
No 56º Globo de Ouro, a canção “The Prayer” venceu o prêmio na categoria Melhor Canção Original. No Grammy Awards, Bocelli foi indicado na categoria Best New Artist (“Artista Revelação”), porém a cantora estadunidense Lauryn Hill venceu a disputa. Bocelli e Dion realizaram uma performance da canção durante a cerimônia. A canção também foi indicada ao Óscar de Melhor Canção Original.
Na Itália, Bocelli se apresentou em Florença durante um encontro de chefes de Estado de centro-direita. Em 29 de novembro de 1998, convidado pela Rainha Elizabeth II, Bocelli se apresentou em Birmingham. Em 30 de novembro, lançou sua autobiografia, intitulada “La musica del silenzio”. Durante o mês de dezembro, Bocelli realizou uma série de seis concertos em Barcelona, Estrasburgo, Lisboa, Budapeste e Messina, alguns dos quais foram televisionados internacionalmente. O tenor italiano também se apresentou na televisão alemã, no programa “Wetten, dass..?”, e pouco tempo depois participou de um concerto de José Carreras em Leipzig. Em 31 de dezembro, Bocelli fechou uma série de 24 concertos, com uma apresentação de Ano Novo no Nassau Veterans Memorial Coliseum, em Nova Iorque.
2000–2001: Verdi e Cieli di Toscana
No 42º Grammy Awards, Bocelli foi indicado duas vezes. “The Prayer” foi indicada para Melhor Colaboração Pop com Vocais e para Melhor Performance Vocal Pop Masculina. Bocelli a interpretou com Dion na cerimônia. Sua “World Tour 2000” começou em 31 de março. Em maio, seu álbum Sacred Arias foi votado como o álbum do ano pelos ouvintes da estação de rádio Classic FM no Reino Unido. Sua turnê mundial continuou de 12 a 14 de maio com quatro concertos no Japão e na Coreia do Sul. No final do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA, ele se apresentou com Valery Gergiev e Renée Fleming em um concerto no Rio Maas, em Roterdã.
Em 6 de julho, ele se apresentou na Estátua da Liberdade, na cidade de Nova York, para seu terceiro especial da PBS, American Dream: Andrea Bocelli’s Statue Of Liberty Concert. O concerto foi uma homenagem ao seu pai, que morreu no início de 2000. Ele foi acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Nova Jersey sob a regência do Maestro Steven Mercurio, com a convidada especial Soprano Ana Maria Martinez e uma aparição surpresa de Sarah Brightman para cantar com Bocelli em “Time to Say Goodbye”. Para o bis final, ele dedicou “Sogno” ao seu falecido pai. Em 17 de agosto, ele se apresentou no Messa da Requiem de Giuseppe Verdi na Arena de Verona, em Roma.
Seu sétimo álbum, Verdi, foi lançado em 11 de setembro. Em setembro, ele fez três concertos na Austrália. Ele recebeu outro prêmio Echo Klassik de “Mais Vendido do Ano” por Sacred Arias. Em novembro, sua primeira gravação completa de ópera, La Bohème, foi lançada. Em dezembro, ele recebeu outro prêmio na Alemanha, o Goldene Europa de música clássica.
Em janeiro de 2001, Bocelli interpretou o personagem principal na ópera L’amico Fritz de Mascagni no Teatro Filarmonico em Verona e novamente interpretou a parte do tenor no Requiem de Verdi. Em 19 de março, o álbum Requiem foi lançado com Bocelli como tenor. De 22 de março a 6 de abril, ele fez uma turnê pela América do Norte acompanhado por Cecilia Gasdia e pela Hartford Symphony Orchestra. Em 17 de junho, ele se apresentou na reabertura da Torre de Pisa. Em julho, ele fez dois concertos em Dublin com Ana María Martínez e a Nova Orquestra Sinfônica. Na Scuola Grande di San Rocco, em Veneza, em 4 de outubro, ele apresentou seu novo álbum Cieli di Toscana e foi reconhecido por ter vendido mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo. Em outubro, ele abriu as comemorações do 200º aniversário do nascimento do compositor de ópera siciliano Vincenzo Bellini em Catânia.
Em 28 de outubro, ele cantou o Ellens dritter Gesang de Franz Schubert (também conhecido como “Ave Maria”) como representante da fé católica, durante um concerto memorial no Ground Zero, em Nova York, pelas vítimas dos ataques de 11 de setembro lá. Em novembro, ele recebeu o Platinum Europe Award por um milhão de vendas do álbum Cieli di Toscana, e no Italian Music Awards recebeu um prêmio especial da Federação da Indústria da Música Italiana por seus méritos como “Embaixador da música italiana no mundo”. Ele fez mais sete concertos nos EUA acompanhado por Ana María Martínez, e em 23 de dezembro, ele cantou o hino nacional italiano, bem como obras de Bellini e Verdi no tradicional concerto de Natal no Senado Italiano, que foi transmitido ao vivo pela televisão pela primeira vez.
2002–2005: Sentimento e Andrea
Em Berlim, em 5 de fevereiro, Bocelli recebeu o prêmio Goldene Kamera na categoria “Música & Entretenimento”. Em 6 de março, ele recebeu dois World Music Awards em Monte Carlo: “Melhor Artista Clássico Mais Vendido do Mundo” e “Melhor Artista Italiano Mais Vendido”. Em 11 de março, ele realizou um concerto pela paz na Basílica de São Marcos, em Veneza, acompanhado pela orquestra do Teatro La Fenice e regida por Lorin Maazel. Em 15 de março, participou da abertura do Parque Walt Disney Studios em Marne-la-Vallée, França. Em 7 de maio, Bocelli e Tony Renis receberam um prêmio Telegatto da televisão italiana pela trilha sonora da série Cuore. Em 23 de maio, ele recebeu o prêmio Classical BRIT Award de 2002 por “Contribuição Excepcional para a Música”. Em 27 de maio, ele se apresentou na Villa Madama, em Roma, diante do presidente dos EUA George W. Bush e do presidente italiano Silvio Berlusconi. No dia seguinte, participou do concerto beneficente “Pavarotti & Friends” em Modena, em prol de Angola. Em junho, ele fez uma turnê pelos EUA e, em julho, interpretou o papel de Tenente B.F. Pinkerton em Madama Butterfly no 48º Festival Puccini em Torre del Lago. Em 14 de outubro, ele apresentou seu novo álbum Sentimento para uma audiência mundial, seguido por uma turnê pela Europa e América do Norte.
Em fevereiro de 2003, Bocelli realizou uma apresentação exclusiva de Madama Butterfly em Monte Carlo, e em março estreou como produtor no Festival de Sanremo, onde artistas jovens cantaram para seu novo selo musical, Clacksong. Em maio, sua segunda ópera completa, Tosca, foi lançada, seguida por uma turnê pela Ásia, e em junho, seu terceiro álbum de ópera, Il trovatore, foi lançado. Em setembro, ele realizou a turnê “Once in a Lifetime” na Austrália, e em outubro, se apresentou na China. Durante o início de 2005, Bocelli esteve em turnê com apresentações em vários países, incluindo EUA, UK, Itália e Alemanha, além de participar do evento Live 8 em Paris. Ao longo do ano, ele se apresentou em diversos locais ao redor do mundo, encerrando o ano com um concerto de música contemporânea gravado em Las Vegas, lançado posteriormente como o DVD “Under the Desert Sky”. Ele também participou do Royal Christmas Show, realizado em várias cidades dos EUA, em dezembro. O álbum Werther foi lançado no mesmo mês.
2006–2007: Amore e Vivere, os Maiores Sucessos
Em 18 de fevereiro, ele cantou no Toyota Center em Houston durante o Fim de Semana das Estrelas da NBA de 2006 e foi transmitido ao vivo na rede de televisão a cabo TNT.
Em 26 de fevereiro, Bocelli cantou “Because We Believe” de seu álbum Amore na seção do Carnevale na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Turim. Ele também iniciou outra turnê com um concerto na Piazza di Castello em Turim. Em março, ele foi homenageado pelo estado italiano com a Ordem do Mérito Italiano, concedido a ele pelo então presidente da República Italiana, Carlo Azeglio Ciampi. O prêmio foi entregue a ele no Festival de Sanremo, onde ele fez um dueto com a cantora americana Christina Aguilera em 4 de março.
De 31 de março a 2 de abril, ele participou do Maggio Musicale em Florença, onde cantou o Canto di pace de Marco Tutino e a parte do tenor da Messa di Gloria de Gioachino Rossini, e em Nápoles, onde participou da Petite messe solennelle de Rossini.
Em abril de 2006, ele apareceu como treinador convidado no American Idol, ajudando os finalistas a cantar as músicas temáticas da semana, “Greatest Love Songs”. Ele também se apresentou no show de resultados daquela semana. A finalista do American Idol, Katharine McPhee, se apresentou em três dos concertos de Bocelli na Califórnia de 9 a 11 de junho, cantando duetos de Somos Novios e The Prayer com Bocelli. Eles também se apresentaram no J. C. Penney Jam: The Concert for America’s Kids e gravaram versões de dueto de Somos Novios para o álbum resultante, e também Can’t Help Falling in Love no CD do DVD Under the Desert Sky.
2008: Incanto e Carmen
Em 20 de janeiro de 2008, Bocelli recebeu o prêmio italiano de televisão Telegatto em platina pela música italiana no mundo, em Roma. Ele cantou “La voce del silenzio” e “Dare to Live” durante a cerimônia.
Para promover o álbum, ele performou “Canto della Terra” no The Alan Titchmarsh Show na BBC em Londres em 1 de fevereiro; foi entrevistado por Fabio Fazio no programa de entrevistas italiano Che tempo che fa na RAI 3 na Itália; e se apresentou no The South Bank Show em Londres, onde cantou a ária francesa “Pour mon âme” em 3 de fevereiro. Em 10 de fevereiro, ele performou “The Prayer” no 50º Grammy Awards, realizado em Los Angeles, com Josh Groban em homenagem a Luciano Pavarotti, e cantou “Dare to Live” com Heather Headley no dia seguinte no The Tonight Show com Jay Leno.
Em abril, ele fez uma turnê na Ásia com apresentações em Tóquio, Taichung e Seul.
Em 7 de maio de 2008, ele cantou na Steel Aréna em Košice, Eslováquia, para 8.000 pessoas. Em 13 de maio, ele cantou no Teatro delle Muse em Ancona, Itália, em um concerto de caridade para “Francesca Rava – N.P.H. Italia Onlus”, uma fundação que ajuda crianças pobres e deficientes ao redor do mundo.
Em 23 de maio de 2008, ele cantou “The Prayer” com Katharine McPhee em um concerto tributo em Las Vegas para o produtor e compositor canadense David Foster. Bocelli mais tarde elogiou a cantora filipina adolescente Charice, que ele ouviu pela primeira vez se apresentando naquele concerto.
Em 2 de junho de 2008, ele se apresentou na Piazza del Duomo, em Milão, para 80.000 pessoas durante um concerto em comemoração ao aniversário da formação da República Italiana.
2010: Calçada da Fama de Hollywood e Copa do Mundo da FIFA
Em 31 de janeiro de 2010, durante o 52º Grammy Awards, Bocelli, Mary J. Blige e David Foster se uniram novamente, cantando “Bridge over Troubled Water” em homenagem às vítimas do terremoto no Haiti naquele ano.
Em 2 de março, ele foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por sua contribuição ao teatro ao vivo, no 7000 Hollywood Boulevard, em frente ao Hotel Roosevelt. No dia anterior, Bocelli, junto com David Foster, foram homenageados pelo L.A. Italia Film, Fashion and Art Fest durante uma cerimônia no Grauman’s Chinese Theatre, em Hollywood, onde The Story Behind The Voice, um documentário sobre a vida e a carreira de Bocelli, foi exibido. Em 12 de março, Bocelli fez uma aparição no Skavlan, em Oslo, Noruega, para promover sua próxima turnê escandinava, dando uma rara entrevista ao apresentador do programa, Fredrik Skavlan, e depois apresentando “Voglio Vivere Cosi”, de seu álbum de 2008, Incanto, com o coral de meninos norueguês, Sølvguttene.
Em abril, ele voltou à Escandinávia para um concerto na Telenor Arena em Bærum, Noruega, em 8 de abril, um concerto no Forum Copenhagen em Copenhague, Dinamarca, em 9 de abril, e finalmente um concerto no Ericsson Globe, em Estocolmo, Suécia, em 11 de abril. Ele foi acompanhado por Heather Headley e 120 músicos da Orquestra de Concertos de Estocolmo, em todos os três concertos, e pela mezzo-soprano sueca Malena Ernman em seu concerto sueco.
Em 30 de abril, Bocelli cantou “Nessun dorma” durante a cerimônia de abertura da Expo 2010, em Xangai, China. No dia seguinte, em 1º de maio, ele realizou um concerto, intitulado Charming China, no Estádio de Xangai. Os dois aparecimentos coincidiram com a turnê asiática de Bocelli, que incluiu um concerto no Budokan, em Tóquio, Japão, em 28 de abril, um concerto no Ginásio Jamsil, em Seul, Coreia do Sul, em 2 de maio, um concerto no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong, em Hong Kong, em 4 de maio, um concerto na Arena de Taipei, em Taipei, Taiwan, em 6 de maio, e finalmente um concerto gratuito, organizado pela YTL Corporation, nos Jardins Botânicos de Cingapura, em Cingapura, em 8 de maio, que contou com mais de 12.000 pessoas, escolhidas por votação pública. O concerto foi posteriormente transmitido na íntegra pela Channel NewsAsia, em 28 e 29 de maio, e pela Okto, em 30 de maio, em Cingapura. Uma orquídea no Jardim Nacional de Orquídeas dos Jardins Botânicos foi também nomeada em homenagem a Bocelli em resposta ao concerto. A cantora pop australiana Delta Goodrem voltou a se apresentar com Bocelli em todos os cinco concertos, após apoiá-lo em sua turnê de inverno My Christmas 2009 nos Estados Unidos.
Em 18 de maio, durante o 2010 World Music Awards, Bocelli performou “Un Amore Cosi Grande” de seu álbum de 2008, Incanto, e recebeu seu sétimo World Music Award, de “Melhor Artista Clássico”.
Em 5 de julho, Bocelli deu um concerto na abertura do Khan Shatyr Entertainment Center, em Astana, por ocasião do 70º aniversário do presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.
Em 9 de julho, Bocelli foi a atração principal do “Celebrate Africa: The Grand Finale” Concert no Coca-Cola Dome, em Joanesburgo, África do Sul, para marcar o final da Copa do Mundo, dois dias antes da final.
Em 13 de julho, no Dia do Estado de Montenegro, Bocelli deu um concerto no resort à beira-mar de Sveti Stefan, no oeste de Montenegro, para marcar o Jubileu de Ouro do Hotel Sveti Stefan.
Em 14 de julho, Bocelli deu um concerto no Espace Léopold do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, durante “Roma no coração do futuro”, um evento hospedado pela Vice-Presidente do Parlamento Europeu para o sétimo parlamento, MEP, Roberta Angelilli. Uma exibição do filme Homage to Rome, dirigido por Franco Zeffirelli, que estava presente durante o evento, e estrelado por Bocelli, em sua estreia cinematográfica, foi exibida antes do concerto especial.
Em 25 de julho, Bocelli realizou a quinta e última edição do Teatro del Silenzio, em sua cidade natal de Lajatico, na Toscana. Os convidados de Bocelli incluíram o tenor catalão espanhol José Carreras e o cantor de rock italiano Zucchero. Esculturas do artista suíço Kurt Laurenz Metzler, que estava presente no concerto, foram exibidas durante a edição deste ano. Bocelli também recebeu o Pisano Doc, durante o ensaio geral para o concerto, em 24 de julho, e recebeu o Premio Lunezia nel mondo de 2010, durante uma cerimônia privada realizada em 21 de julho, pela “qualidade musical-literária de suas músicas.”
Em setembro de 2010, Bocelli realizou um concerto no Odeon de Herodes Ático, em Atenas, Grécia. Todos os lucros foram doados para ajudar a curar o câncer. Bocelli também deu concertos no Cairo, Egito, em frente às pirâmides e à Grande Esfinge de Gizé, bem como um concerto beneficente dentro do Duomo di Milano para beneficiar as vítimas do terremoto no Haiti de 2010.
Como parte da perna de 2010 da My Christmas Tour, Bocelli deu dois concertos na The O2 Arena, em Londres, e na Manchester Arena, em Manchester, e um concerto no The O2, em Dublin, no final de novembro de 2010. Seu concerto lotado no O2 em Londres foi o show mais assistido na história do local, com 16.500 pessoas presentes no evento. No início de dezembro, Bocelli deu 6 concertos nos Estados Unidos. Ele se apresentou no Madison Square Garden, em Nova York, Prudential Center, em Newark, New Jersey, TD Garden, em Boston, Toyota Center, em Houston, Staples Center, em Los Angeles, e na Arena do Jardim do MGM Grand, na Las Vegas Strip.
Bocelli também participou do especial de Natal em Washington em 12 de dezembro. Em 19 de dezembro, Bocelli deu um concerto, conduzido por Claudio Scimone, no Senado Italiano.
2011: Recital na Ópera Metropolitana e Concerto no Central Park
Em janeiro, Bocelli realizou três concertos na Alemanha. Os concertos em Munique, Berlim e Hamburgo foram todos parte da Turnê Notte Illuminata, lançada em Pisa, no Teatro Verdi, em dezembro de 2010. Em fevereiro, Bocelli realizou um recital no palco da Metropolitan Opera como parte da turnê.
No final de março e início de abril, como parte da etapa latino-americana de sua turnê Incanto em 2011, Bocelli fez concertos em Bogotá e na Cidade do Panamá.
Em maio de 2011, Bocelli realizou 5 concertos no Leste e Sudeste Asiático, e foi acompanhado pela soprano neozelandesa Hayley Westenra durante a turnê. Primeiro, ele deu um concerto em Jacarta, na Indonésia. Bocelli realizou dois outros concertos em Taipei e dois concertos em Pequim.
Em junho e julho, Bocelli deu dois concertos ao ar livre em locais históricos, o primeiro em Masada, em Israel, com todos os lucros dedicados a apoiar os residentes das regiões israelenses da Galileia e do Negev, e o segundo no teatro grego antigo de Siracusa, na Sicília, com todos os lucros doados para a organização Fiamme di Solidarietà, para conscientizar sobre questões relacionadas aos mais pobres e marginalizados na Itália.
Bocelli deu um concerto gratuito em 15 de setembro, no Great Lawn do Central Park, na cidade de Nova York. Ele foi acompanhado pela Filarmônica de Nova York, conduzida por seu diretor musical Alan Gilbert, e pelo Coral Sinfônico Westminster. O concerto foi transmitido por toda os Estados Unidos e Canadá, pela PBS, e na Itália, pela Rai 1. O álbum ao vivo e o DVD do concerto foram lançados em 15 de novembro.
Em 25 de setembro, Bocelli liderou a celebração do 50º aniversário do Songs of Praise, ao lado de LeAnn Rimes e Katherine Jenkins.
Em 15 de outubro, Bocelli se apresentou novamente para o Papa Bento XVI e uma multidão de 8.000 pessoas na Sala de Audiências do Vaticano.
Em 7 de novembro, ele realizou um concerto ao ar livre gratuito na Praça Rui Barbosa em Belo Horizonte, Brasil, para uma audiência entre 80.000 e 150.000 pessoas.
Em 17 de novembro, ele se apresentou no concerto Children in Need Rocks Manchester, recebendo aclamação crítica por receber uma ovação de pé de uma multidão de fãs de música pop e indie.
2012–Presente: Cinema, Colaborações, e Sí
Bocelli lançou seu décimo quinto álbum de estúdio, Cinema, em 23 de outubro de 2015. Ele contém interpretações de trilhas sonoras clássicas de filmes, apresentando duetos com Ariana Grande, Nicole Scherzinger e sua esposa Veronica Berti. O álbum recebeu uma indicação para Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional no 59º Grammy Awards Anual; a versão em espanhol foi indicada para Álbum do Ano no 17º Latin Grammy Awards Anual.
Em 7 de maio de 2016, Bocelli se apresentou no King Power Stadium antes da última partida do Leicester City na Premier League 2015-16 contra o Everton, como parte das celebrações do título do clube.
Em 15 de dezembro de 2017, Ed Sheeran lançou uma colaboração com Bocelli intitulada “Perfect Symphony”. A música é uma versão dueto da canção “Perfect” de Sheeran, com muitas das letras originais em inglês cantadas em italiano.
Em junho de 2018, Bocelli lançou o single “If Only”, seu primeiro em quatorze anos. Em 20 de setembro de 2018, Bocelli lançou o single “Fall On Me”, que apresenta vocais de seu filho Matteo. Os dois performaram a música no episódio de 22 de outubro de Dancing With the Stars. Uma versão em inglês da música foi lançada em outubro e foi destaque no filme The Nutcracker and the Four Realms da Walt Disney Pictures como música dos créditos finais. Ambas as músicas aparecem no álbum de Bocelli Sì, lançado em 26 de outubro de 2018.
Em 12 de outubro de 2018, a pedido de sua grande amiga Sarah, Duquesa de York, Bocelli se apresentou com duas músicas no casamento real de sua filha, a Princesa Eugenie, o Ave Maria de Bach/Gounod e Panis angelicus de César Franck.
Em 1º de fevereiro de 2019, Bocelli se apresentou em um concerto lotado no festival ‘Winter at Tantora’ em Al-‘Ula, Arábia Saudita, pela primeira vez.
Em 3 de julho de 2019, Bocelli se apresentou na cerimônia de abertura da Universíade de Verão de 2019 em Nápoles com três músicas, incluindo “Fall On Me” com seu filho Matteo.
Em 12 de abril de 2020, durante os bloqueios nacionais de COVID-19 na Itália, Bocelli realizou um concerto de Domingo de Páscoa na Catedral de Milão vazia, acompanhado pelo organista da catedral Emanuele Vianelli. O desempenho, intitulado “Música Para Esperança – Ao Vivo da Duomo di Milano”, foi transmitido ao vivo pelo YouTube, onde continua disponível para replay.
Em 13 de setembro de 2020, Bocelli cantou o Hino Nacional Italiano no Grande Prêmio da Toscana de 2020.
Em novembro de 2020, Bocelli lançou um álbum, Believe, em resposta à pandemia de COVID-19 e apresentou músicas recentes relacionadas à pandemia.
Ele cantou “Nessun Dorma” de Puccini durante a Cerimônia de Abertura do Campeonato Europeu de Futebol de 2020 em Roma, Itália, em 11 de junho de 2021.
Em 5 de junho de 2022, Bocelli cantou “Nessun Dorma” de Puccini durante a Platinum Party da BBC no Palácio, uma das celebrações do Jubileu de Platina de Elizabeth II.
Em 21 de outubro de 2022, Bocelli lançou seu primeiro álbum de colaboração com seu filho e filha, Matteo e Virginia, intitulado A Family Christmas.
Em 7 de maio de 2023, Bocelli cantou “You’ll Never Walk Alone” junto com Bryn Terfel durante o Concerto de Coroação da BBC para marcar a coroação de Charles III.
Em 26 de fevereiro de 2024, Andrea Bocelli com seu filho Matteo se apresentou no Anfiteatro Quinta Vergara Viña del Mar, Chile, no LXIII Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, recebendo a Gaviota de Prata e Ouro.
Em 10 de março de 2024, Andrea Bocelli com seu filho Matteo cantou “Time to Say Goodbye” durante a homenagem anual “In Memoriam” no 96º Oscar.
Presença internacional de Andrea Bocelli
Gravou em 1997 com a cantora brasileira Sandy a canção “Vivo por Ella”, música que foi muito executada nas rádios do Brasil.
Em 2002, Andrea repetiu a turnê pela América, ganhando dois “World Music Awards”. Desde então, Andrea continuou a carreira com aparições em concertos no mundo inteiro, cantando inclusive durante o All-Star Weekend da NBA de 2006 em Houston, Texas. Cantou “Because We Believe” (“Porque Nós Acreditamos”), do seu álbum Amore (lançado em 2006), na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, Itália.
Em 2006, Bocelli trabalhou com os seis finalistas do programa de televisão American Idol, ajudando-os a cantar as canções escolhidas segundo o tema da semana: “classic love songs” (músicas românticas clássicas).
Em 2016, foi indicado ao Grammy Latino de Gravação do Ano por sua canção “Me Faltarás”.
Foi anunciada a sua presença para um recital especial em Fátima, Portugal no dia 13 de maio de 2018, para ação de graças pelo centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.