Billie Eilish

Compartilhar:

Billie Eilish

Conheça Billie Eilish, jovem e premiada

Billie Eilish Pirate Baird O’Connell é uma cantora e compositora americana. Ela chamou a atenção do público pela primeira vez em 2015 com seu single de estreia “Ocean Eyes”, escrito e produzido por seu irmão Finneas O’Connell, com quem ela colabora em música e shows ao vivo. Em 2017, ela lançou seu primeiro extended play (EP), Don’t Smile at Me. Comercialmente bem-sucedido, alcançou o top 15 das paradas de diversos países, incluindo EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália.

O primeiro álbum de estúdio de Eilish, When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019), estreou no topo da Billboard 200 dos EUA e do UK Albums Chart. Foi um dos álbuns mais vendidos do ano, impulsionado pelo sucesso de seu quinto single, “Bad Guy”, o primeiro número um de Eilish no US Billboard Hot 100. Isso a tornou a primeira artista nascida no século 21 a lançar um single que liderou as paradas. No ano seguinte, Eilish interpretou a música tema “No Time to Die” para o filme James Bond de mesmo nome, que liderou o UK Singles Chart e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original em 2022. Seus singles subsequentes “Everything I Wanted”, “My Future”, “Therefore I Am” e “Your Power” alcançaram o top 10 nos EUA e no Reino Unido. Seu segundo álbum de estúdio, Happier Than Ever (2021), liderou as paradas em 25 países. Ela escreveu e interpretou “What Was I Made For?” para o filme de fantasia Barbie (2023), que se tornou seu segundo single número um no Reino Unido e lhe rendeu um segundo Oscar.

Eilish recebeu múltiplos prêmios, incluindo nove Grammy Awards, dois American Music Awards, dois Guinness World Records, três MTV Video Music Awards, três Brit Awards, dois Golden Globe Awards e dois Academy Awards. Ela é a artista mais jovem na história do Grammy a vencer todas as quatro categorias gerais —Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Artista Novo— no mesmo ano. Eilish também é a primeira pessoa nascida no século 21 a ganhar um Oscar e a mais jovem duas vezes vencedora. Ela foi destaque na lista inaugural Time 100 Next da revista Time em 2019 e no Time 100 em 2021. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA) e a Billboard, Eilish é a 26ª artista com mais singles digitais certificados e uma das artistas mais bem-sucedidas da década de 2010. Ela foi homenageada como uma das BBC 100 Women em dezembro de 2022.

Eilish tem uma história de ativismo político, focando na conscientização sobre mudanças climáticas, direitos reprodutivos das mulheres e igualdade de gênero.

Vida Inicial e Carreira de Billie Eilish

Billie Eilish Pirate Baird O’Connell nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 18 de dezembro de 2001. Ela é filha da atriz e professora Maggie Baird e do ator Patrick O’Connell, ambos também músicos e que trabalham nas turnês de Eilish. Eilish tem ascendência irlandesa e escocesa e foi concebida por fertilização in vitro. Seu segundo nome, Eilish, originalmente seria seu primeiro nome, enquanto Pirate seria seu sobrenome do meio. Ela foi criada no bairro de Highland Park, em Los Angeles.

Eilish e seu irmão Finneas foram educados em casa por Baird, uma decisão que seus pais tomaram para passar tempo com eles e dar-lhes liberdade para seguir seus interesses. Baird ensinou a Eilish e Finneas o básico da composição de músicas. Eilish disse que seu irmão e sua mãe a inspiraram a entrar na música. Seus pais incentivaram os irmãos a se expressarem e explorarem o que quisessem, incluindo arte, dança e atuação. Eilish se apresentava em shows de talentos e ingressou no Los Angeles Children’s Chorus aos oito anos. Aos seis anos, ela começou a tocar ukulele. Ela escreveu sua primeira música “real” aos 11 anos para a aula de composição de músicas de sua mãe. A música é sobre o apocalipse zumbi, inspirada na série de televisão The Walking Dead, da qual ela retirou falas de roteiro e títulos de episódios. Eilish fez algumas audições de atuação, que não gostou, mas gostava de gravar diálogos de fundo para cenas de multidão e trabalhou nos filmes Diary of a Wimpy Kid, Ramona and Beezus e na série X-Men. Eilish também frequentou aulas de dança até 2016, quando uma lesão na placa de crescimento encerrou sua carreira na dança e ela se concentrou na gravação de música.

Billie Eilish em sua infância
Billie Eilish em sua Infância

2015–2017: Don’t Smile at Me

Em 2015, aos 13 anos, Eilish começou a trabalhar em músicas com seu irmão Finneas, que já estava escrevendo e produzindo há vários anos e tinha sua própria banda. As primeiras músicas que gravaram juntos foram chamadas “She’s Broken” e “Fingers Crossed”, a primeira escrita por Finneas e a segunda por Eilish. “Gravamos e lançamos no SoundCloud, apenas por diversão”, ela lembra.

Em 18 de novembro de 2015, Eilish lançou a música “Ocean Eyes”. A faixa foi escrita, mixada e produzida por Finneas, que originalmente a criou para sua banda, The Slightlys, antes de decidir que seria mais adequada para os vocais de Eilish. Ele deu a música para Eilish quando Fred Diaz, seu professor de dança no Revolution Dance Center, pediu-lhes para escrever uma música para coreografia. Os irmãos carregaram a música no SoundCloud, onde Diaz poderia acessá-la e baixá-la. A música recebeu centenas de milhares de reproduções em duas semanas, e o empresário de Finneas, Danny Rukasin, entrou em contato com ele para discutir o potencial de Eilish. Rukasin sentiu que ela poderia alcançar um grande sucesso com a ajuda de Finneas.

Em janeiro de 2016, Finneas e seu empresário negociaram um acordo no qual a Apple Music contratou Eilish pela empresa de A&R Platoon, especializada em promover artistas emergentes antes de assinarem com grandes gravadoras. Eilish então conseguiu um publicitário, que a conectou com a marca de moda de luxo Chanel, e um estilista, ambos ajudando a moldar sua imagem.

Em 24 de março de 2016, um videoclipe para “Ocean Eyes” dirigido por Megan Thompson estreou no canal oficial de Eilish no YouTube. “Ocean Eyes” e Eilish receberam elogios e promoção de vários veículos de mídia e profissionais de marketing, incluindo estações de rádio e supervisores musicais como Beats 1, KCRW, BBC Radio 1, Zane Lowe, Jason Kramer, Annie Mac e Chris Douridas.

Billie Eilish em seu primeiro álbum “Ocean Eyes”.

Em 23 de junho de 2016, Eilish e Finneas lançaram “Six Feet Under” no SoundCloud como seu segundo single. Um videoclipe caseiro para a música foi lançado em 30 de junho de 2016, dirigido por Eilish e editado por sua mãe, Maggie Baird.

Em agosto de 2016, Justin Lubliner, que havia notado o talento de Eilish em 2015 quando ouviu “Ocean Eyes” pela primeira vez, a contratou para Darkroom e Interscope Records. Ele desenvolveu seu lançamento como artista, se inspirando no modelo de artistas de hip-hop como Travis Scott e Chance the Rapper, não dependendo de um único grande sucesso e focando em criar uma “persona e estética distintas”. Darkroom e Interscope Records relançaram “Six Feet Under” e “Ocean Eyes” como singles para download digital e streaming em 17 e 18 de novembro de 2016, respectivamente. Em 22 de novembro de 2016, um videoclipe de performance de dança para “Ocean Eyes” foi carregado no canal do YouTube de Eilish.

Em 14 de janeiro de 2017, Eilish lançou um EP com quatro remixes de Astronomyy, Blackbear, Goldhouse e Cautious Clay para “Ocean Eyes” e outro EP para “Six Feet Under” com remixes de Blu J, Gazzo, Jerry Folk e Aire Atlantica. Após o sucesso dos remixes de “Ocean Eyes”, Eilish lançou “Bellyache” em 24 de fevereiro de 2017. Um vídeo para a música foi lançado em 22 de março de 2017, dirigido por Miles e AJ. Eilish lançou “Bored” em 30 de março de 2017, como parte da trilha sonora da série da Netflix 13 Reasons Why.

Um vídeo para “Bored” foi lançado em 26 de junho de 2017. Em março do mesmo ano, a Apple Music apresentou Eilish no festival de música South by Southwest. Em 30 de junho de 2017, Eilish lançou “Watch”. Eilish lançou outro single, “Copycat”, em 14 de julho de 2017, e anunciou o lançamento de seu EP de estreia, Don’t Smile at Me. Eilish mais tarde lançou “Idontwannabeyouanymore” e “My Boy”. Em 11 de agosto de 2017, Eilish lançou Don’t Smile at Me. O EP foi um sucesso surpresa, alcançando o número 14 na Billboard 200 dos EUA.

Eilish embarcou na turnê Don’t Smile at Me em outubro de 2017 em apoio ao seu EP. Eilish lançou “Bitches Broken Hearts” pelo SoundCloud em 10 de novembro de 2017. A equipe de Eilish trabalhou com o Spotify, que a promoveu em sua playlist mais popular, “Today’s Top Hits”. O Baffler descreveu o som de Eilish como se encaixando no gênero “streambait” composto principalmente por “pop melancólico de ritmo médio” influenciado por Lana Del Rey, cujo “estilo de canto, melancolia e produção influenciada pelo hip-hop” moldaram a estética.

O sucesso comercial de Eilish se expandiu com sua promoção no Spotify. Em setembro de 2017, a Apple Music nomeou Eilish sua artista Up Next, o que foi seguido por um curta documentário, um EP de sessão ao vivo e uma entrevista com Zane Lowe na estação de rádio Beats 1 da Apple Music. Naquele mês, o EP ao vivo, Up Next Session: Billie Eilish, foi lançado. Em 15 de dezembro de 2017, Eilish lançou sua colaboração com o rapper americano Vince Staples, “&Burn”, um remix de seu single “Watch”. Ele foi incluído na edição expandida de Don’t Smile at Me.

Billie Eilish Dont Smile at Me
Billie Eilish em seu álbum “Dont Smile at Me”

2018–2020: When We All Fall Asleep, Where Do We Go?

Em fevereiro de 2018, Eilish embarcou em sua segunda turnê de concertos como atração principal, a Where’s My Mind Tour, que concluiu em abril de 2018. “Bitches Broken Hearts” foi relançada mundialmente em 30 de março de 2018. Para o Record Store Day 2018, Eilish lançou “Party Favor” em um vinil rosa de 7 polegadas, juntamente com uma versão de “Hotline Bling”, de Drake, como lado B. Eilish colaborou com o cantor americano Khalid no single “Lovely”, lançado em 19 de abril de 2018, e adicionado à trilha sonora da segunda temporada de 13 Reasons Why. Ela lançou “You Should See Me in a Crown” em julho de 2018. No mesmo mês, Eilish se apresentou no Mo Pop Festival.

No dia do lançamento de seu single “When the Party’s Over”, Eilish foi destaque na série de questionários rápidos “73 Questions” da Vanity Fair, apresentada por Joe Sabia, que revisitou uma entrevista de outubro de 2017. O vídeo resultante foi um cápsula do tempo lado a lado de ambas as entrevistas, mostrando seu crescimento em popularidade ao longo de um ano. Ela assinou um contrato de talento com a Next Management para endossos de moda e beleza em outubro de 2018. Ela foi incluída na lista Forbes 30 Under 30 de 2018 em novembro daquele ano, e lançou o single “Come Out and Play” em novembro de 2018, escrito para um comercial temático de feriado da Apple Inc. No início de janeiro de 2019, Don’t Smile at Me alcançou 1 bilhão de streams no Spotify, tornando-a a artista mais jovem a superar 1 bilhão de streams em um projeto. Naquele mês, Eilish lançou “Bury a Friend” como o terceiro single de seu álbum de estreia When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, junto com “When I Was Older”, um single inspirado no filme de 2018 Roma, que apareceu no álbum de compilação Music Inspired by the Film Roma. Em fevereiro, Eilish se associou ao YouTube em uma minissérie documental, “Um Vislumbre da Mente de Billie”. “Wish You Were Gay”, seu quarto single do álbum, foi lançado em 4 de março de 2019.

When We All Fall Asleep, Where Do We Go? foi lançado em 29 de março de 2019. O Spotify lançou uma “campanha multinível por trás do álbum”, criando uma playlist multimídia e “novos recursos de produto” que o Spotify disse “permitem conteúdo de vídeo vertical, ativos personalizados e enredos editoriais, tudo com o objetivo de criar um contexto mais significativo e envolvente para os fãs de [Eilish]”. Em Los Angeles, o Spotify montou uma “experiência de álbum aprimorada pop-up”, que incluía diferentes obras de arte e uma experiência “multissensorial” de cada faixa para os fãs. O álbum estreou no topo da Billboard 200 e também no UK Albums Chart, tornando Eilish a primeira artista nascida nos anos 2000 a ter um álbum número um nos EUA e a mulher mais jovem a ter um álbum número um no Reino Unido. Após a estreia do álbum, Eilish quebrou o recorde de mais músicas simultaneamente no Hot 100 por uma artista feminina, com 14, depois que cada música do álbum, excluindo “Goodbye”, entrou no Hot 100. O quinto single do álbum, “Bad Guy”, foi lançado em conjunto com o álbum. Um remix da música com Justin Bieber foi lançado em julho de 2019. Em agosto, Bad Guy alcançou o número um nos EUA, encerrando as 19 semanas recordes de “Old Town Road” de Lil Nas X no topo. Eilish foi a primeira artista nascida nos anos 2000 e a artista mais jovem desde Lorde (com “Royals”) a ter um single número um.

Eilish iniciou sua turnê When We All Fall Asleep Tour no Festival Coachella em abril de 2019, com a turnê concluindo em 17 de novembro de 2019, na Cidade do México. Em agosto de 2019, ela se associou à Apple Music para o Music Lab: Remix Billie Eilish, parte das sessões Music Lab das Apple Stores, durante as quais os fãs desconstroem sua música “You Should See Me In A Crown” e aprendem a criar seu próprio remix em dispositivos Apple e GarageBand. Em 27 de setembro de 2019, Eilish anunciou sua Where Do We Go? World Tour. A turnê começou em Miami em 9 de março de 2020 e teve mais dois shows em 10 de março em Orlando e 12 de março em Raleigh, antes que Eilish encerrasse a turnê prematuramente devido à pandemia de COVID-19. A turnê estava programada para terminar em Jacarta em 7 de setembro.

Em 7 de novembro de 2019, a Third Man Records de Jack White anunciou que o selo lançaria um álbum acústico ao vivo da performance de Eilish no Blue Room do selo, exclusivamente vendido em vinil nas lojas de varejo da Third Man em Nashville

Billie Eilish When We All Fall Asleep, Where Do We Go?
Billie Eilish em seu álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?

2021–2023: Happier Than Ever e Guitar Songs

Em janeiro de 2021, “Lo Vas a Olvidar”, um single em parceria com Rosalía como parte da trilha sonora de Euphoria da HBO, foi lançado, quase dois anos após o lançamento inicial da música. O documentário Billie Eilish: The World’s a Little Blurry, dirigido por R. J. Cutler, foi lançado no Apple TV+ e em alguns cinemas selecionados. O filme foi elogiado pela crítica e pelos fãs por oferecer uma visão detalhada da vida pessoal de Eilish durante sua ascensão à fama. Na 63ª edição do Grammy Awards, Eilish levou para casa dois prêmios: o Grammy de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual por sua música tema do Bond e o Grammy de Gravação do Ano por “Everything I Wanted”. Em seu discurso de aceitação para Gravação do Ano, Eilish disse que Megan Thee Stallion “merecia ganhar”, mas ainda agradeceu aos fãs e ao seu irmão por seu prêmio.

Em 2021, foi publicado seu livro de fotografias selecionadas pessoalmente que compartilhava “uma janela íntima em sua vida” dentro e fora do palco, By – Billie Eilish. Em 27 de abril de 2021, Eilish anunciou em sua conta no Instagram que seu segundo álbum, Happier Than Ever, seria lançado em 30 de julho, e a lista de faixas ficou disponível no Apple Music. O álbum foi lançado em vários formatos, incluindo vinil colecionável e fita cassete. O lançamento do álbum foi precedido por cinco singles: “My Future”, “Therefore I Am”, “Your Power”, “Lost Cause” e “NDA”, e foi acompanhado pela faixa-título. Em 2 de dezembro de 2021, Eilish anunciou uma versão em vinil eco-friendly limitada de Happier Than Ever feita a partir de retalhos de vinil reciclados. O item de colecionador estava disponível apenas em algumas lojas da Gucci ao redor do mundo e incluía adesivos de unha da Gucci projetados pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele. Para promover ainda mais o álbum, Eilish trabalhou com a Disney+ no filme de concerto Happier Than Ever: A Love Letter to Los Angeles, lançado em setembro de 2021, e embarcou na turnê Happier Than Ever, The World Tour em fevereiro de 2022, concluindo-a em abril de 2023.

Em junho de 2021, Eilish foi criticada online por vídeos nos quais pronunciava o insulto anti-asiático “chink” enquanto dublava a música “Fish” de Tyler, the Creator, enquanto Matthew Tyler Vorce, seu suposto namorado na época, recebeu críticas por postagens nas redes sociais nas quais ele usava linguagem ofensiva e insultos contra pessoas gays e negras. Eilish também foi acusada de “queerbaiting” após usar a legenda “Eu amo garotas” para promover o videoclipe de “Lost Cause”. Em 22 de junho, ela postou um pedido de desculpas no Instagram stories por seu uso de “chink”, dizendo que estava “chocada e envergonhada” pelo vídeo e que tinha “13 ou 14” anos na época e não sabia que o termo era um insulto. Ela também abordou um vídeo separado no qual foi vista como zombando de um sotaque asiático, escrevendo que na verdade estava “falando em uma voz boba inventada”. Refletindo sobre os eventos em uma entrevista de julho de 2021, Eilish disse: “Eu disse tantas coisas naquela época com as quais não concordo totalmente agora, ou penso o oposto. O mais estranho é como nada nunca desaparece uma vez que está na internet … Quando você é um adolescente, você realmente não se conhece … Eu na verdade não sabia como realmente me sentia. Então eu apenas criei essa fachada com a qual me mantive.”

Eilish começou a formular ideias para as músicas de seu terceiro álbum de estúdio com Finneas em dezembro de 2021. Em uma entrevista de julho de 2022 com Zane Lowe para a Apple Music, ela disse que esperava começar a escrever o álbum em 2023. Em 2022, Eilish ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pela música “No Time to Die” do filme de mesmo nome, tornando-se a primeira pessoa nascida no século XXI a ganhar um Oscar. No mesmo ano, ela se tornou a artista mais jovem até então a ser atração principal de dois festivais, especificamente Glastonbury e Coachella. O filme da Pixar Turning Red foi lançado naquele ano, para o qual ela e Finneas escreveram três músicas, “Nobody Like U”, “U Know What’s Up” e “1 True Love”, executadas pela banda fictícia 4*Town de Turning Red.

Amazon Prime Video swarm
billie eilish na seria da Amazon Prime Video Swarm

Em junho de 2022, durante o show de Manchester de sua turnê mundial, Eilish estreou a então inédita balada “TV”. A música faz referência à revogação de Roe v. Wade, um caso que tornou o aborto um direito constitucional nos EUA. No mês seguinte, em 21 de julho, ela lançou surpreendentemente o EP de duas faixas Guitar Songs, que inclui “TV” ao lado de “The 30th”. Eilish explicou sua decisão de lançar o EP surpresa durante a entrevista com Lowe. Ela disse a ele que, embora o trabalho em seu terceiro álbum de estúdio estivesse chegando em breve, ela se recusou a esperar até esse momento para colocar “TV” e “The 30th” em uma lista de faixas. Ela queria espalhar suas mensagens para seus fãs o mais rápido possível, observando a imediatez de suas letras: “Essas músicas são muito atuais para mim, e são músicas que quero ter dito agora”. Outro motivo era que Eilish estava cansada de fazer promoção pesada e tradicional para músicas futuras. Ela queria lançar músicas como fez no início de sua carreira, apresentando-as aos fãs em shows ao vivo antes de lançá-las sem muita publicidade.

Eilish trabalhou com a Apple Music para hospedar exclusivamente um filme de um dos concertos da turnê Happier Than Ever, especificamente um de seus shows na The O2 Arena em Londres. Ela anunciou o filme como uma forma para os fãs que perderam os ingressos de experimentar a turnê, querendo que mais pessoas reconhecessem sua presença no palco ao vivo. Três concertos, intitulados Happier Than Ever, The Hometown Encore, foram realizados no Kia Forum em Inglewood, Califórnia, de 13 a 16 de dezembro de 2022, como parte da turnê. Em 2023, Eilish fez sua estreia como atriz na série de thriller satírico da Amazon Prime Video Swarm. Ela estrelou como Eva, a líder de um culto inspirado no NXIVM, e recebeu críticas positivas por sua atuação. Eilish escreveu a música “What Was I Made For?” para a trilha sonora do filme Barbie de 2023. Segundo declarações postadas em suas redes sociais, ela se inspirou para escrever a música após ver cenas inacabadas do filme durante sua produção. Em 2024, a música ganhou o Oscar de Melhor Canção Original e dois prêmios Grammy de Canção do Ano e Melhor Canção Escrita para Mídia Visual. Tornou-se a décima música na história a ganhar tanto um Oscar de Melhor Canção Original quanto um Grammy de Canção do Ano, e Eilish se tornou a pessoa mais jovem a ganhar dois Oscars em qualquer categoria.

2024: Hit Me Hard and Soft

Em 8 de abril de 2024, Eilish anunciou seu terceiro álbum de estúdio, intitulado “Hit Me Hard and Soft”, que está programado para ser lançado em 17 de maio de 2024.

Hit Me Hard and Soft
Novo álbum de Billie Eilish Hit Me Hard and Soft
spot_img

Posts Relacionados

Tom Jobim

Tom Jobim, um dos mais célebres compositores e músicos...

Roberto Carlos

Roberto Carlos é um dos mais renomados e influentes...

Paulinho da viola

Paulinho da Viola é um dos maiores compositores e...

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso é um dos artistas mais icônicos e...

Milton Nascimento

Milton Nascimento é um dos maiores ícones da música...

Luiz Melodia

Luiz Melodia, nascido Luiz Carlos dos Santos, foi um...
spot_img
Artigo anterior
Próximo artigo