Bryan Adams

Compartilhar:

Bryan Adams

Conheça Bryan Adams, Um Dos Artistas musicais mais vendidos

Bryan Guy Adams, nascido em 5 de novembro de 1959, é um músico, cantor, compositor, produtor musical e fotógrafo canadense. Ele é estimado ter vendido entre 75 milhões e mais de 100 milhões de discos e singles em todo o mundo, o que o coloca na lista de artistas musicais mais vendidos. Adams foi o artista mais tocado nas rádios canadenses na década de 2010 e teve 25 singles no top 15 no Canadá e mais de uma dúzia nos EUA, Reino Unido e Austrália.

Aos 15 anos, Adams substituiu Nick Gilder como vocalista da banda de glam rock Sweeney Todd e aos 20 anos seu álbum de estreia homônimo foi lançado. Ele alcançou a fama na América do Norte com o álbum top dez de 1983 “Cuts Like a Knife”, apresentando sua faixa-título e a balada “Straight From the Heart”, seu primeiro sucesso entre os dez primeiros nos EUA, que ele escreveu aos 18 anos. Seu álbum de 1984, “Reckless”, número um no Canadá e nos EUA, tornou-se o primeiro álbum de um canadense a ser certificado como diamante no Canadá e o tornou uma estrela global com seis singles no ranking, incluindo “Run to You” e “Summer of ’69”, ambos sucessos entre os dez primeiros nos EUA e Canadá, e a power ballad “Heaven”, um sucesso número um nos EUA. Seu álbum de 1987, “Into the Fire”, com sua música de sucesso entre os dez primeiros nos EUA e no Canadá, “Heat of the Night”, subiu para o número dois no Canadá e entre os dez primeiros nos EUA e vários outros países.

Em 1991, Adams lançou “(Everything I Do) I Do It for You”, que chegou ao número um em pelo menos 19 países, incluindo 16 semanas consecutivas no Reino Unido. É um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com mais de 15 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. A música foi incluída no álbum de Adams “Waking Up the Neighbours” (1991), um álbum número um mundial que vendeu 16 milhões de cópias, incluindo a certificação de diamante no Canadá. Outro grande sucesso do álbum foi o hit número um no Canadá e número dois nos EUA “Can’t Stop This Thing We Started”, que também ficou entre os dez primeiros em vários outros países. A partir de 1993, os sucessos de Adams foram principalmente baladas, incluindo os sucessos mundiais número um ou dois “Please Forgive Me” (1993); “All for Love” (1993); e “Have You Ever Really Loved a Woman?” (1995), sendo os dois últimos número um na parada U.S. Billboard Hot 100. O álbum de grandes sucessos de Adams de 1993, “So Far So Good”, liderou as paradas em vários países vendendo 13 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo a certificação de 6× platina no Canadá, 5× platina nos EUA e 14× platina na Austrália.

Em 1996, “18 til I Die” de Adams foi um álbum entre os cinco primeiros em muitos países, mas só chegou ao número 31 nos EUA. Ele fez duetos com Barbra Streisand (“I Finally Found Someone” (1996), seu último sucesso entre os dez primeiros nos EUA) e Melanie C (“When You’re Gone” (1998), um sucesso internacional entre os cinco primeiros). Na década de 1990, Adams teve seis canções número um no European Radio Airplay por 32 semanas, o quarto e o terceiro maior, respectivamente; e três músicas número um no Eurochart Hot 100 Singles por um total de 29 semanas, o maior número de semanas de qualquer artista. Desde 1999, Adams lançou oito álbuns, três alcançando o número um no Canadá, e os três últimos alcançando o top três no Reino Unido, Alemanha e em outros lugares da Europa.

Adams ocupa o 48º lugar na lista de artistas de todos os tempos do Billboard Hot 100. Adams ganhou 20 prêmios Juno e um Grammy Award de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual entre 16 indicações ao Grammy, e foi indicado a cinco Golden Globe Awards e três Academy Awards por suas composições para filmes. Adams foi incluído na Calçada da Fama de Hollywood, na Calçada da Fama do Canadá, no Hall da Fama da Radiodifusão Canadense, no Hall da Fama da Música Canadense e no Hall da Fama dos Compositores Canadenses. Em 1º de maio de 2010, Adams recebeu o Prêmio do Governador Geral nas Artes do Espetáculo – Conquista Artística Vitalícia por seus 30 anos de contribuições para as artes.

Nascimento e iniciação no mundo da música

Bryan Guy Adams nasceu em Kingston, Ontário, em 5 de novembro de 1959, filho de Elizabeth Jane e Conrad J. Adams, um casal inglês que emigrou para o Canadá de Plymouth, sudoeste da Inglaterra, na década de 1950. Uma de suas avós e sua bisavó eram de Floriana, Malta. Seu pai, inicialmente do Exército Britânico, depois serviu no Exército Canadense e como diplomata para o serviço estrangeiro canadense e as Nações Unidas.

Ao crescer, Adams acompanhou sua família em várias designações diplomáticas, incluindo Lisboa e Viena na década de 1960 e Tel Aviv no início dos anos 1970. Depois de se estabelecer em Ottawa, ele frequentou escolas em diferentes cidades, como a Escola Internacional Americana Carlucci de Lisboa e a Escola Internacional Americana de Viena. Eventualmente, eles se mudaram para North Vancouver em 1974, onde Bryan frequentou a Escola Secundária Argyle e posteriormente a Escola Secundária Sutherland.

A jornada musical de Adams começou cedo quando ele adquiriu sua primeira guitarra elétrica aos 10 anos. Sua paixão pela música o levou a deixar a escola e ingressar em uma banda chamada “Shock”. Ele até desviou suas economias para a faculdade para comprar um piano de cauda.

Sua grande oportunidade surgiu quando ele se tornou o vocalista principal do Sweeney Todd aos apenas 15 anos, substituindo Nick Gilder. Após sair da banda, ele conheceu Jim Vallance em 1978, um momento crucial que iniciou uma prolífica parceria de composição que durou até os anos 1980. Apesar de algumas interrupções, sua colaboração continuou, resultando em inúmeros sucessos para Adams e outros artistas.

Em 1978, Adams assinou um acordo simbólico de um dólar com a A&M Records e lançou seu single com influências disco “Let Me Take You Dancing”. Posteriormente, ele fechou um acordo com o empresário canadense Bruce Allen, marcando outro passo significativo em sua carreira em ascensão.

Bryan Adams em seu inicio de Carreira
Bryan Adams em seu inicio de Carreira

1980 – Os primeiros sucessos

O álbum de estreia auto-intitulado de Adams, em grande parte co-escrito com Jim Vallance, foi lançado em fevereiro de 1980. Com exceção de “Remember” e “Wastin’ Time”, a maioria das faixas foi gravada em outubro e novembro de 1979 nos Estúdios Manta e co-produzida por Adams e Vallance. Certificado como ouro no Canadá em 1986. Os singles lançados incluíram “Give Me Your Love”, “Remember” e “Hidin’ from Love”, com este último tendo mais sucesso, alcançando o número 64 no gráfico Canadian RPM Current Hit Radio; nenhum alcançou o Hot 100 da Billboard dos EUA.

O segundo álbum de Adams, “You Want It You Got It”, foi lançado em 1981 e incluiu o sucesso nas rádios de rock FM, “Lonely Nights”, que alcançou o número três no US Album Rock Tracks chart. A mesma música foi reinterpretada pelo Uriah Heep para o álbum “Head First”, lançado em 1983. A música mais bem-sucedida do álbum no Canadá foi “Fits Ya Good”, que alcançou o top 30 no gráfico RPM Top 40 Chart; também alcançou o número 15 no US Album Rock Tracks chart. De janeiro a maio de 1982, Adams passou meses viajando em sua “You Want It You Got It Tour”; em poucos meses o álbum havia sido lançado nos Estados Unidos e Adams logo estava em turnê de abertura para os Kinks e Foreigner.

“Cuts Like a Knife”, lançado em janeiro de 1983, foi o álbum de destaque de Adams. “Straight from the Heart” foi o primeiro single lançado do álbum; alcançou o número 10 no Billboard Hot 100, número 20 no gráfico Canadian RPM Top 40 e número um no Canadian Adult Contemporary Chart. Em setembro de 1983, Bonnie Tyler lançou sua versão para o álbum Faster Than the Speed of Night. O segundo single, “Cuts Like a Knife”, subiu para o número 15 no Billboard Hot 100, número seis no US Album Rock Tracks Chart e número 12 no Canadian RPM Top 40 Chart. O terceiro single, “This Time”, também foi um sucesso entre os 30 primeiros nos EUA e no Canadá. No exterior, os dois últimos singles foram ambos sucessos entre os 20 primeiros na Nova Zelândia, mas houve pouco sucesso em qualquer outro país, além de “Straight From the Heart” e “This Time” alcançando o top 50 no Reino Unido. O álbum atingiu o número oito tanto no Billboard 200 chart quanto no Canadá, alcançando três vezes o status de platina no Canadá, platina nos Estados Unidos e ouro na Austrália. Em outubro, Adams se juntou a Jim Vallance no Yamaha Music Festival no Japão. A pesquisa nacional de opinião popular da Music Express votou nele como o melhor cantor masculino do Canadá para 1982. Em 1983, Adams viajou para a América, abrindo para o Journey e se apresentando em mais de 100 datas em cinco meses. Em 30 de julho de 1983, ele se apresentou no Day on the Green no Oakland Coliseum.

“Reckless”, lançado no final de 1984, atingiu o número um tanto no Billboard 200 quanto no Canadian Album Chart, enquanto alcançava o número dois na Austrália e o número sete no Reino Unido. O álbum apresentava seis singles, todos os quais alcançaram o top 15 do Billboard Hot 100 dos EUA, sendo o terceiro álbum a conseguir isso: “Run to You”, “Somebody”, “Heaven”, “Summer of ’69”, “One Night Love Affair” e “It’s Only Love”, um dueto com Tina Turner. O álbum também teve sucesso na Europa, Austrália e Nova Zelândia. “It’s Only Love” foi indicada ao Grammy Award de Melhor Performance Vocal de Rock por um Duo ou Grupo em 1986. Em 1986, a música ganhou um prêmio MTV de Melhor Performance de Palco. “Reckless” também rendeu a Adams uma indicação ao Grammy de Melhor Performance de Rock Masculino. Em dezembro de 1984, Adams embarcou em uma turnê mundial de dois anos para lançar o álbum. A turnê incluiu datas com Tina Turner para sua Private Dancer Tour. Adams ganhou o Juno Awards de Melhor Vocalista Masculino em cada ano de 1983 a 1987. “Reckless” eventualmente alcançou o status de Diamante em vendas no Canadá, o primeiro álbum de um artista canadense a conseguir isso, enquanto alcançava 5× e 3× Platinum nos EUA e no Reino Unido. “Reckless” vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo e ganhou o Juno Award de Álbum do Ano em 1985.

Bryan Adams nos anos 80
Bryan Adams nos anos 80

1990 – Platinas e top em todas as paradas

Ele retornou a Londres e gravou os vocais de apoio para “Feels Like Forever”, uma música escrita por Adams para Eric Carmen. Em 1990, ele recebeu a Ordem da Colúmbia Britânica. Adams adicionou faixas vocais à melodia de “River Of Love” de David Foster em seu estúdio caseiro em Vancouver. Em 21 de julho de 1990, Adams performou as faixas do Pink Floyd “Young Lust” e “Empty Spaces” no concerto de Roger Waters The Wall – Live In Berlin, para comemorar a queda do Muro de Berlim oito meses antes.

Em 1990, em uma sessão de composição de 45 minutos, Adams, Robert John “Mutt” Lange e Michael Kamen escreveram “(Everything I Do) I Do It For You” para a trilha sonora de Robin Hood: Prince Of Thieves. Originalmente destinada a ser cantada por Kate Bush, ela recusou e Adams a gravou em março de 1991. “Everything I Do” foi lançado internacionalmente em 12 de junho, dias após a estreia do filme, com o embarque inicial de 385.000 cópias sendo o maior embarque único na história da A&M Records. Ele passou um recorde de 16 semanas consecutivas no número um do UK Singles Chart e sete semanas no topo do Billboard Hot 100. A música também deu a Adams sua primeira indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção de um Filme.

Adams e Vallance escreveram “Nature Of The Beast”, originalmente destinada a Tina Turner, mas gravada por The Law, com Adams nos vocais e nas faixas de guitarra, em 1991. Em maio de 1991, o videoclipe da música foi criado em Sheffield, dirigido por Julien Temple. Em junho de 1991, foi filmado um vídeo para o primeiro single do álbum “Can’t Stop This Thing We Started”, dirigido por Kevin Godley no Pinewood Studios, em Londres.

Em 24 de setembro de 1991, o álbum Waking Up the Neighbours foi lançado. Co-produzido por Adams e Robert John “Mutt” Lange, liderou as paradas ao redor do mundo, incluindo no Reino Unido, Canadá, Austrália e Alemanha, e alcançou o sexto lugar no Billboard 200. Tornou-se o segundo álbum de Adams a ser certificado como Diamante em vendas no Canadá, enquanto era certificado como 5× platina nos EUA. Ele vendeu 16 milhões de cópias em todo o mundo. Waking Up the Neighbours se tornou o primeiro álbum de um canadense desde o Harvest de Neil Young em 1972 a chegar ao topo das paradas de álbuns no Reino Unido. O álbum causou controvérsia no Canadá devido ao sistema de conteúdo canadense, já que o álbum foi em grande parte gravado na Inglaterra e co-produzido por Robert John “Mutt” Lange, originalmente da Zâmbia, o que o tornou não canadense pelas regras vigentes na época. Após as reclamações de Adams, em setembro do mesmo ano, a Comissão Canadense de Rádio-Televisão e Telecomunicações (CRTC) anunciou que as regras de conteúdo canadense seriam expandidas. A regulamentação na época considerava a composição colaborativa entre canadenses e não canadenses como “canadense” apenas quando o letrista e o compositor musical trabalhavam separadamente e pelo menos um deles era canadense. Em protesto, Adams ameaçou brevemente boicotar o Juno Awards anual do Canadá, onde seu álbum foi quase completamente ignorado pelo comitê de premiação. Em 1992, ele ganhou o Prêmio Juno de Realização Internacional, Entertainer of the Year do Canadá (votado pelo público) e o Prêmio de Produtor do Ano.

Além de “(Everything I Do) I Do It For You”, o álbum incluiu “Can’t Stop This Thing We Started”, a balada “Do I Have to Say the Words?”, “Thought I’d Died and Gone to Heaven” e “There Will Never Be Another Tonight”. O álbum ganhou muitos prêmios, incluindo o Grammy de Melhor Canção Escrita para um Filme, Televisão ou Outro Meio Visual em 1992. Em julho de 1992, Adams se apresentou no Estádio de Wembley para 80.000 fãs, a maior audiência de sua turnê, com Little Angels e Extreme como atos de abertura.

Em 1993, Adams colaborou com Rod Stewart e Sting para o single “All for Love”, co-escrito por Adams para a trilha sonora do filme The Three Musketeers. O single liderou as paradas mundiais.

Em novembro de 1993, Adams lançou So Far So Good, um álbum de compilação que foi certificado como 6× platina nos EUA, 3× platina no Reino Unido, 6× platina no Canadá e 11× platina na Austrália. Incluía uma nova música chamada “Please Forgive Me”, que alcançou o número dois no Reino Unido, número 7 nos EUA e foi a 10ª música mais popular na Austrália em 1993.

Anos 2000 de Bryan Adams

Em outubro de 2000, Adams cantou “Sad Songs (Say So Much)” com Elton John no Madison Square Garden para o álbum ao vivo Elton John One Night Only – The Greatest Hits.

No dia 26 de agosto de 2000, ele se apresentou no Festival Slane para mais de 70.000 pessoas, com participações especiais de Melanie C, Chicane e Davy Spillane. O concerto também foi lançado em CD/DVD como Live at Slane Castle, Ireland.

Já em 27 de novembro de 2000, Adams se apresentou no concerto beneficente The Who & Special Guests: Live at the Royal Albert Hall, organizado pelo The Who, cantando uma música da banda inglesa, Behind Blue Eyes, e See Me, Feel Me com Eddie Vedder. O concerto também foi lançado em CD como Live at the Royal Albert Hall.

Adams co-escreveu e interpretou as músicas para o filme de animação Spirit: O Corcel Indomável da DreamWorks em 2002. As músicas foram incluídas na trilha sonora do filme. O single mais bem-sucedido da trilha sonora foi “Here I Am”, um sucesso entre os cinco primeiros no Reino Unido e entre os 20 primeiros na Alemanha. Adams recebeu sua quarta indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção de um Filme pela música.

Em 2004, Adams foi classificado em 13º lugar no ranking ARC Weekly dos principais artistas pop dos últimos 25 anos, com quatro singles em primeiro lugar, dez hits entre os cinco primeiros e 17 hits entre os dez primeiros.

Room Service foi lançado em setembro de 2004. Liderou as paradas na Alemanha e na Suíça e alcançou o quarto lugar no Reino Unido, vendendo 440.000 cópias em sua primeira semana na Europa e estreando no número um no European album chart da Billboard. O single “Open Road” foi o mais bem-sucedido do álbum e alcançou o número um no Canadá e o vigésimo primeiro lugar no Reino Unido. Em maio de 2008, o álbum também foi lançado nos EUA, alcançando o número 134 no Billboard 200.

De junho a agosto de 2005, Adams fez uma turnê em conjunto com o Def Leppard, que aconteceu em estádios de beisebol de ligas menores. Em julho de 2005, Adams se apresentou no Live 8 em Barrie.

Em 2006, Adams co-escreveu e interpretou a música tema “Never Let Go”, que foi apresentada nos créditos finais do filme The Guardian.

Em abril de 2006, ele foi incluído no Hall da Fama da Música Canadense. Também em 2006, Adams co-escreveu a música gospel vencedora do Grammy “Never Gonna Break My Faith” para Aretha Franklin. Foi apresentada no filme Bobby como um dueto de Aretha Franklin e Mary J. Blige com o Boys Choir of Harlem e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro em 2007.

No dia 31 de julho de 2006, junto com Billy Joel, ele se apresentou em um concerto gratuito com uma multidão estimada em mais de 500.000 pessoas em Roma, na Via dei Fori Imperiali, com o Coliseu ao fundo.

Em maio de 2007, por ocasião de seu 25º concerto na Wembley Arena, ele recebeu o “Wembley Square Of Fame”, uma placa de bronze gravada com seu nome e impressões das mãos no Wembley Park.

Também em 2007, Adams co-escreveu duas músicas, “A Place for Us” e “Another Layer”, para o filme da Disney Bridge to Terabithia.

Adams lançou seu décimo primeiro álbum, 11, internacionalmente em 17 de março de 2008. O álbum foi lançado nos EUA exclusivamente nas lojas de varejo Wal-Mart e Sam’s Club em 13 de maio de 2008. O primeiro single lançado do álbum foi “I Thought I’d Seen Everything”. Em março de 2008, Adams fez uma turnê acústica europeia de 11 dias e 11 países para promover o álbum. O álbum estreou no número um no Canadá, tornando-se seu primeiro álbum a alcançar essa posição desde Waking Up the Neighbours em 1991, e alcançou o segundo lugar na Alemanha. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou o número 80. Em junho e julho de 2008, ele fez uma turnê pelos EUA, fazendo alguns shows com o Foreigner e outros com Rod Stewart.

Adams foi um dos quatro músicos que foram retratados na segunda série da série Canadian Recording Artist Series emitida pelos selos do Canada Post em 2 de julho de 2009, com estimativas de um milhão e meio de selos Adams impressos.

No dia 26 de junho de 2009, ele apresentou alguns de seus sucessos em um episódio do CMT Crossroads com Jason Aldean.

Em novembro de 2009, ele co-escreveu, produziu e interpretou a música “You’ve Been a Friend to Me” para o filme Old Dogs.

Bryan adams em 2009 no JUNO awards
Bryan adams em 2009 no JUNO awards – prêmio canadense

2020 até agora – por onde anda Bryan Adams

Em 13 de novembro de 2020, Adams participou de “Stop Crying Your Heart Out” como parte do single de caridade Allstars’ Children in Need da BBC Radio 2. O single estreou no número sete no Official UK Singles Chart e no número um tanto no Official UK Singles Sales Chart quanto no Official UK Singles Download Chart. Em 7 de dezembro de 2020, Adams anunciou uma série de concertos no Reino Unido após o longo hiato da “Shine a Light Tour” causado pela pandemia de COVID-19 e pelo cancelamento de uma turnê esgotada de 17 datas com Bon Jovi em arenas dos EUA.

Julho de 2021 marcou a assinatura de Adams com a Bertelsmann Music Group (BMG) para lançar seu próximo álbum. Em 11 de outubro de 2021, ele lançou a faixa-título de seu 15º álbum de estúdio, So Happy It Hurts. O álbum foi lançado em março de 2022. Adams também anunciou datas para uma turnê mundial começando em fevereiro de 2022. O single So Happy It Hurts deste álbum foi indicado na categoria Melhor Performance de Rock no Grammy Awards de 2023. Shows no final de 2021 foram cancelados devido à pandemia de COVID-19.

Já em 2022, via YouTube, Adams lançou novas versões das 16 músicas de Pretty Woman: The Musical cantadas por ele mesmo. As músicas foram co-escritas por Adams e Jim Vallance para o musical em outubro de 2018. Em 1º de abril de 2022, ele lançou Classic, um álbum de sucessos recriados e reimaginados. Isso foi seguido em 29 de julho de 2022, com Classic Pt II.

Contudo, em dezembro de 2023, Adams se separou de seu empresário de 44 anos, Bruce Allen, optando por se autogerenciar em sua carreira.

spot_img

Posts Relacionados

Tom Jobim

Tom Jobim, um dos mais célebres compositores e músicos...

Roberto Carlos

Roberto Carlos é um dos mais renomados e influentes...

Paulinho da viola

Paulinho da Viola é um dos maiores compositores e...

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso é um dos artistas mais icônicos e...

Milton Nascimento

Milton Nascimento é um dos maiores ícones da música...

Luiz Melodia

Luiz Melodia, nascido Luiz Carlos dos Santos, foi um...
spot_img
Artigo anterior
Próximo artigo