Conheça Chic, lembrados por suas icônicas músicas disco
Chic é uma banda dos Estados Unidos, formada entre 1975 e 1976 pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards. Eles são mais lembrados por suas icônicas músicas disco, incluindo “Dance Dance Dance (Yowsah, Yowsah, Yowsah)” (1977), “Everybody Dance” (1977), “Le Freak” (1978), “I Want Your Love” (1978), “Good Times” (1979) e “My Forbidden Lover” (1979).
Começo da Carreira
A história da banda Chic começa em 1970, quando Nile Rodgers e Bernard Edwards se conheceram e formaram uma banda de rock chamada The Boys, que posteriormente mudou o nome para Big Apple. No entanto, enfrentaram barreiras devido ao fato de serem negros. Em 1976, eles se juntaram ao ex-percussionista das bandas Labelle e Ecstasy, Passion & Pain, Tony Thompson, e começaram a tocar inicialmente como um trio.
A banda precisava de um vocalista e, no mesmo ano, Norma Jean entrou para o grupo. Em 1977, lançaram seu álbum de estreia, que foi um grande sucesso, trazendo canções disco como “Dance Dance Dance (Yowsah Yowsah Yowsah)” e “Everybody Dance”. O álbum rendeu à banda um disco de ouro logo de cara.
Após o sucesso do álbum de estreia, Nile e Bernard, os “cabeças” da banda, começaram a preparar o disco solo de Norma Jean. O álbum, lançado no mesmo ano com o nome de Norma Jean, trouxe o sucesso dançante “Saturday”. Ao sair da banda, Norma recomendou sua amiga Luci Martin para ser a nova vocalista. Antes de sair, Norma ainda participou do histórico álbum We Are Family, do quarteto Sister Sledge, que foi produzido por Nile e Bernard.
Com a saída de Norma Jean, Luci Martin foi admitida na banda, mas inicialmente como backing vocal. A vocalista principal passou a ser Alfa Anderson, que já havia trabalhado com a banda no álbum de estreia, ganhando assim o posto honrado de vocalista principal.
1978 – Nova Vocalista
Em 1978, com Alfa Anderson nos vocais, a banda Chic lançou uma obra-prima da Disco Music, o álbum C’est Chic. O álbum recebeu disco duplo de platina e trouxe canções inesquecíveis como “I Want Your Love” e a imortal “Le Freak”, que se tornou o maior hit da banda.
O sucesso de C’est Chic foi tão grande que, até hoje, é o disco mais vendido da gravadora Atlantic (atualmente Warner), com quase 7 milhões de cópias vendidas na época. No ano seguinte, a banda lançou mais um enorme sucesso, o álbum Risque, que trouxe canções eternas como “My Feet Keep Dancing”, “My Forbidden Lover” e a grandiosa “Good Times”. Esta última influenciou muitas bandas de disco e funk da época e serviu como base para as primeiras músicas de Hip Hop.
Chic é considerada a maior e melhor banda de Disco de todos os tempos. Além dos seus álbuns, Nile Rodgers e Bernard Edwards produziram artistas como Sister Sledge, Sheila B. Devotion, Madonna, David Bowie, Duran Duran e Diana Ross. Eles também influenciaram bandas como Sugar Hill Gang e, em especial, influenciaram Madonna em hits como “Holiday”, “Into the Groove”, “Like a Virgin” e “Erotica”. A dupla Nile e Bernard também é vista como uma grande influência para a banda Change, muitas vezes considerada “Chic Jr.”
1980 até o fim da Banda
Na década de 1980, com a queda da Disco Music, a banda Chic enfrentou dificuldades para manter suas músicas nas paradas e garantir vendas de álbuns. O sucesso morno e as vendas baixas levaram ao fim da banda em 1985.
No entanto, em 1992, a banda se reuniu e lançou o álbum Chic-Ism, que apresentava a aclamada canção “Chic Mystique”, recebendo elogios tanto do público quanto da crítica. Isso levou a banda a embarcar em uma nova turnê mundial, relembrando os velhos tempos de glória.
No mesmo ano, Nile Rodgers recebeu o título de Top Producer World e foi incluído no Hall da Fama dos Compositores. Infelizmente, em 18 de abril de 1996, seu eterno parceiro, Bernard Edwards, faleceu vítima de pneumonia, aos 43 anos de idade. Mesmo sem ele, a banda continuou a se apresentar.
Em 2003, foi a vez de Tony Thompson, vítima de câncer nos rins, falecer em 12 de novembro, aos 48 anos. Apesar das perdas, a banda persistiu com seus shows.