John Lennon

Compartilhar:

Conheça John Lennon, o Fundador dos Beatles

John Winston Ono Lennon, nascido John Winston Lennon em 9 de outubro de 1940 e falecido em 8 de dezembro de 1980, foi um cantor, compositor e músico inglês. Ele alcançou fama mundial como fundador, co-compositor, co-vocalista principal e guitarrista rítmico dos Beatles. Além da música, ele também se dedicou à escrita, desenhos e cinema. Sua parceria de composição com Paul McCartney é considerada a mais bem-sucedida da história.

Nascido em Liverpool, Lennon se envolveu na onda do skiffle quando era adolescente. Em 1956, ele formou os Quarrymen, que evoluíram para os Beatles em 1960. Às vezes chamado de “o Beatle inteligente”, Lennon inicialmente foi o líder de facto do grupo, um papel que gradualmente parecia ceder a McCartney. Através de suas composições nos Beatles, ele abraçou uma miríade de influências musicais, inicialmente escrevendo e co-escrevendo músicas de sucesso orientadas para o rock e pop nos primeiros anos da banda, e posteriormente incorporando elementos experimentais em suas composições na segunda metade da carreira dos Beatles, quando suas músicas se tornaram conhecidas por sua crescente inovação. Lennon logo expandiu seu trabalho para outras mídias, participando de inúmeros filmes, incluindo “How I Won the War”, e escrevendo “In His Own Write” e “A Spaniard in the Works”, ambas coleções de escritos nonsense e desenhos. A partir de “All You Need Is Love”, suas músicas foram adotadas como hinos pelo movimento anti-guerra e pela contracultura dos anos 1960. Em 1969, ele fundou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, a artista multimídia Yoko Ono, realizou a manifestação anti-guerra de duas semanas Bed-ins for Peace e deixou os Beatles para iniciar uma carreira solo.

Entre 1968 e 1972, Lennon e Ono colaboraram em muitos trabalhos, incluindo uma trilogia de álbuns avant-garde, vários filmes, sua estreia solo “John Lennon/Plastic Ono Band” e os singles internacionais de sucesso “Give Peace a Chance”, “Instant Karma!”, “Imagine” e “Happy Xmas (War Is Over)”. Mudando-se para Nova York em 1971, sua crítica à Guerra do Vietnã resultou em uma tentativa de deportação de três anos pela administração Nixon. Lennon e Ono se separaram de 1973 a 1975, período durante o qual ele produziu o álbum de Harry Nilsson “Pussy Cats”, que alcançou o topo das paradas. Ele também teve colaborações de sucesso com Elton John (“Whatever Gets You thru the Night”) e David Bowie (“Fame”). Após um hiato de cinco anos, Lennon retornou à música em 1980 com a colaboração com Ono “Double Fantasy”. Ele foi assassinado por um fã dos Beatles, Mark David Chapman, três semanas após o lançamento do álbum.

Como intérprete, escritor ou co-escritor, Lennon teve 25 singles em primeiro lugar no chart Billboard Hot 100. “Double Fantasy”, seu segundo álbum mais vendido fora dos Beatles, ganhou o Grammy Award de Álbum do Ano em 1981. Naquele ano, ele também ganhou o Brit Award de Contribuição Notável para a Música. Em 2002, Lennon foi votado em oitavo lugar em uma pesquisa de história da BBC sobre os 100 Maiores Britânicos. A revista Rolling Stone o classificou como o quinto maior cantor e o 38º maior artista de todos os tempos. Ele foi incluído no Songwriters Hall of Fame (em 1997) e no Rock and Roll Hall of Fame (duas vezes, como membro dos Beatles em 1988 e como artista solo em 1994).

Primeiros anos: 1940–1956

John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, no Liverpool Maternity Hospital, filho de Julia (nascida Stanley) (1914–1958) e Alfred Lennon (1912–1976). Alfred era um marinheiro mercante de ascendência irlandesa que estava ausente no momento do nascimento de seu filho. Seus pais o nomearam John Winston Lennon em homenagem ao seu avô paterno, John “Jack” Lennon, e ao Primeiro Ministro Winston Churchill. Seu pai frequentemente estava fora de casa, mas enviava cheques regulares para 9 Newcastle Road, Liverpool, onde Lennon vivia com sua mãe; os cheques pararam quando ele desapareceu sem permissão em fevereiro de 1944. Quando ele eventualmente voltou para casa seis meses depois, ofereceu-se para cuidar da família, mas Julia, que na época estava grávida do filho de outro homem, rejeitou a ideia. Após sua irmã Mimi reclamar duas vezes dos Serviços Sociais de Liverpool, Julia entregou a custódia de Lennon para Mimi.

Em julho de 1946, o pai de Lennon visitou Julia e levou seu filho para Blackpool, pretendendo secretamente emigrar para a Nova Zelândia com ele. Julia os seguiu – com seu parceiro na época, Bobby Dykins – e, após uma discussão acalorada, seu pai forçou o menino de cinco anos a escolher entre eles. Segundo uma versão desse incidente, Lennon escolheu seu pai duas vezes, mas quando sua mãe se afastou, ele começou a chorar e a seguiu. De acordo com o autor Mark Lewisohn, no entanto, os pais de Lennon concordaram que Julia deveria levá-lo e dar-lhe um lar. Billy Hall, que testemunhou o incidente, disse que a dramatização de um jovem John Lennon sendo forçado a tomar uma decisão entre seus pais é imprecisa. Lennon não teve mais contato com Alf por quase 20 anos.

Durante o resto de sua infância e adolescência, Lennon viveu em Mendips, 251 Menlove Avenue, Woolton, com Mimi e seu marido George Toogood Smith, que não tinham filhos próprios. Sua tia comprou volumes de contos para ele, e seu tio, um leiteiro na fazenda de sua família, comprou-lhe uma gaita e o envolveu em resolver palavras cruzadas. Julia visitava Mendips regularmente, e John frequentemente a visitava na 1 Blomfield Road, Liverpool, onde ela tocava discos de Elvis Presley para ele, ensinava-o a tocar banjo e mostrava-lhe como tocar “Ain’t That a Shame” de Fats Domino.

Ele frequentemente visitava seu primo Stanley Parkes, que morava em Fleetwood, e o levava para assistir filmes nos cinemas locais. Durante as férias escolares, Parkes frequentemente visitava Lennon com Leila Harvey, outra prima, e os três frequentemente viajavam para Blackpool duas ou três vezes por semana para assistir a shows. Eles visitavam o Blackpool Tower Circus e viam artistas como Dickie Valentine, Arthur Askey, Max Bygraves e Joe Loss, com Parkes lembrando que Lennon gostava particularmente de George Formby. Depois que a família de Parkes se mudou para a Escócia, os três primos passaram muitas férias escolares juntos lá. O tio de Lennon, George, morreu de hemorragia hepática em 5 de junho de 1955, aos 52 anos.

Infancia de John Lennon
Infância de John Lennon

Lennon foi criado como anglicano e frequentou a Dovedale Primary School. Depois de passar no exame eleven-plus, ele frequentou a Quarry Bank High School em Liverpool de setembro de 1952 a 1957, e foi descrito por Harvey na época como um “rapaz alegre, de bom humor, fácil de lidar”. No entanto, ele também era conhecido por frequentemente se envolver em brigas, intimidar e interromper as aulas. Apesar disso, ele rapidamente ganhou reputação como o palhaço da turma e frequentemente desenhava caricaturas cômicas que apareciam em sua revista escolar feita por ele mesmo, o Daily Howl.

Em 1956, Julia comprou a John sua primeira guitarra. O instrumento era uma acústica Gallotone Champion barata para a qual ela emprestou a seu filho cinco libras e dez xelins com a condição de que a guitarra fosse entregue na casa dela e não na de Mimi, sabendo bem que sua irmã não apoiava as aspirações musicais de seu filho. Mimi estava cética em relação à afirmação dele de que um dia seria famoso, e ela esperava que ele se cansasse da música, frequentemente dizendo a ele: “A guitarra é tudo muito bem, John, mas você nunca ganhará a vida com isso.”

Os anos finais da escola de Lennon foram marcados por uma mudança em seu comportamento. Professores da Quarry Bank High School o descreveram assim: “Ele tem ambições erradas demais e sua energia é frequentemente mal direcionada”, e “Seu trabalho sempre carece de esforço. Ele está satisfeito em ‘vagar’ em vez de usar suas habilidades.” O mau comportamento de Lennon criou uma ruptura em seu relacionamento com sua tia.

Em 15 de julho de 1958, aos 44 anos, Julia Lennon foi atropelada e morta por um carro enquanto caminhava para casa depois de visitar a casa dos Smiths. A morte de sua mãe traumatizou o adolescente Lennon, que, nos dois anos seguintes, bebeu muito e frequentemente se envolveu em brigas, consumido por uma “raiva cega”. A memória de Julia serviria mais tarde como uma grande inspiração criativa para Lennon, inspirando canções como a música dos Beatles de 1968 “Julia”.

Lennon reprovou em seus exames O-level e foi aceito no Liverpool College of Art depois que sua tia e o diretor intervieram. No colégio, ele começou a usar roupas de Teddy Boy e foi ameaçado de expulsão por seu comportamento. Na descrição de Cynthia Powell, colega de classe de Lennon e subsequentemente sua esposa, ele foi “expulso do colégio antes de seu último ano”.

The Quarrymen até os Beatles: 1956–1970

Aos 15 anos, Lennon formou um grupo de skiffle, os Quarrymen. Nomeado em homenagem à Quarry Bank High School, o grupo foi estabelecido por Lennon em setembro de 1956. No verão de 1957, os Quarrymen tocaram um “conjunto animado de músicas” composto por metade skiffle e metade rock and roll. Lennon conheceu Paul McCartney pela primeira vez na segunda apresentação dos Quarrymen, que foi realizada em Woolton em 6 de julho no jardim da festa da igreja de St Peter. Lennon então pediu a McCartney para se juntar à banda.

McCartney disse que a tia Mimi “estava muito consciente de que os amigos de John eram de classe baixa” e muitas vezes o tratava com condescendência quando ele chegava para visitar Lennon. Segundo o irmão de McCartney, Mike, o pai deles também desaprovava Lennon, declarando que Lennon levaria seu filho “para encrenca”. No entanto, o pai de McCartney permitiu que a banda iniciante ensaiasse na sala de estar da família em 20 Forthlin Road. Durante esse tempo, Lennon escreveu sua primeira música, “Hello Little Girl”, que se tornou um sucesso entre os dez primeiros no Reino Unido para o Fourmost em 1963.

O conjunto The Quarrymen abriu as portas do rock para John Lennon
O conjunto The Quarrymen abriu as portas do rock para John Lennon

McCartney recomendou que seu amigo George Harrison se tornasse o guitarrista principal. Lennon achava que Harrison, então com 14 anos, era muito jovem. McCartney organizou uma audição no convés superior de um ônibus de Liverpool, onde Harrison tocou “Raunchy” para Lennon e foi convidado a se juntar. Stuart Sutcliffe, amigo de Lennon da escola de arte, mais tarde se juntou como baixista. Lennon, McCartney, Harrison e Sutcliffe se tornaram “The Beatles” no início de 1960. Em agosto daquele ano, os Beatles foram contratados para uma residência de 48 noites em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e estavam desesperadamente precisando de um baterista. Eles pediram a Pete Best para se juntar a eles. A tia de Lennon, horrorizada quando ele lhe contou sobre a viagem, implorou a Lennon para continuar seus estudos de arte em vez disso. Após a primeira residência em Hamburgo, a banda aceitou outra em abril de 1961 e uma terceira em abril de 1962. Assim como os outros membros da banda, Lennon foi apresentado ao Preludin enquanto estava em Hamburgo, e regularmente tomava a droga como estimulante durante suas longas apresentações noturnas.

Brian Epstein gerenciou os Beatles de 1962 até sua morte em 1967. Ele não tinha experiência anterior em gerenciamento de artistas, mas teve uma forte influência no código de vestimenta do grupo e na atitude no palco. Lennon inicialmente resistiu às tentativas de Epstein de encorajar a banda a apresentar uma aparência profissional, mas eventualmente cedeu, dizendo “Vou usar até um balão se alguém me pagar.” McCartney assumiu o baixo após Sutcliffe decidir permanecer em Hamburgo, e Best foi substituído pelo baterista Ringo Starr; isso completou a formação de quatro membros que permaneceria até a separação do grupo em 1970. O primeiro single da banda, “Love Me Do”, foi lançado em outubro de 1962 e alcançou o 17º lugar nas paradas britânicas. Eles gravaram seu álbum de estreia, Please Please Me, em menos de 10 horas em 11 de fevereiro de 1963, em um dia em que Lennon estava sofrendo os efeitos de um resfriado, o que é evidente na vocal na última música a ser gravada naquele dia, “Twist and Shout”. A parceria de composição Lennon-McCartney rendeu oito das catorze faixas do álbum. Com poucas exceções, uma sendo o próprio título do álbum, Lennon ainda não havia aplicado seu amor por jogos de palavras em suas letras de músicas, dizendo: “Estávamos apenas escrevendo músicas … músicas pop sem mais pensamento do que isso – para criar um som. E as palavras eram quase irrelevantes”. Em uma entrevista de 1987, McCartney disse que os outros Beatles idolatravam Lennon: “Ele era como nosso próprio pequeno Elvis … Todos olhávamos para John. Ele era mais velho e era muito o líder; ele era o mais rápido e o mais inteligente.”

os Beatles, Com os integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr
os Beatles, Com os integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr

Anos de estúdio, separação e trabalho solo

Após o último concerto da banda em 29 de agosto de 1966, Lennon filmou a comédia negra anti-guerra How I Won the War – sua única aparição em um filme fora dos Beatles – antes de se reunir com seus companheiros de banda para um período prolongado de gravações, começando em novembro. Lennon aumentou seu uso de LSD e, segundo o autor Ian MacDonald, seu uso contínuo da droga em 1967 o levou “perto de apagar sua identidade”. O ano de 1967 viu o lançamento de “Strawberry Fields Forever”, aclamado pela revista Time por sua “inventividade surpreendente”, e o álbum marcante da banda Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que revelou letras de Lennon que contrastavam fortemente com as simples canções de amor dos primeiros anos do grupo.

No final de junho, os Beatles tocaram “All You Need Is Love” de Lennon como contribuição da Grã-Bretanha para a transmissão via satélite Our World, diante de uma audiência internacional estimada em até 400 milhões de pessoas. Intencionalmente simplista em sua mensagem, a música formalizou sua postura pacifista e forneceu um hino para o Verão do Amor. Depois que os Beatles conheceram o Maharishi Mahesh Yogi, o grupo frequentou um fim de semana de instrução pessoal em agosto em seu seminário de Meditação Transcendental em Bangor, no País de Gales. Durante o seminário, foram informados da morte de Epstein. “Eu sabia que estávamos em apuros então”, disse Lennon depois. “Eu não tinha nenhuma ilusão sobre nossa capacidade de fazer qualquer coisa além de tocar música. Eu estava com medo – pensei, ‘Agora estamos ferrados'”. McCartney organizou o primeiro projeto pós-Epstein do grupo, o filme de televisão escrito, produzido e dirigido por eles, Magical Mystery Tour, que foi lançado em dezembro daquele ano. Embora o filme em si tenha sido o primeiro fracasso crítico deles, seu lançamento da trilha sonora, apresentando “I Am the Walrus” de inspiração em Lewis Carroll de Lennon, foi um sucesso.

Liderados pelo interesse de Harrison e Lennon, os Beatles viajaram ao ashram do Maharishi na Índia em fevereiro de 1968 em busca de mais orientação. Enquanto estavam lá, compuseram a maioria das músicas para seu álbum duplo The Beatles, mas a experiência mista dos membros da banda com a Meditação Transcendental sinalizou uma divergência acentuada na camaradagem do grupo. Ao retornarem a Londres, eles se envolveram cada vez mais em atividades comerciais com a formação da Apple Corps, uma corporação multimídia composta pela Apple Records e várias outras subsidiárias. Lennon descreveu a iniciativa como uma tentativa de alcançar “liberdade artística dentro de uma estrutura empresarial”. Lançado em meio aos Protestos de 1968, o primeiro single da banda para o selo Apple incluía o lado B de Lennon, “Revolution”, no qual ele pediu um “plano” em vez de se comprometer com a revolução maoísta. A mensagem pacifista da música levou a ridículo por parte de radicais políticos na imprensa da Nova Esquerda. Adicionando às tensões nas sessões de gravação dos Beatles naquele ano, Lennon insistiu em ter sua nova namorada, a artista japonesa Yoko Ono, ao seu lado, contrariando assim a política da banda em relação a esposas e namoradas no estúdio. Ele ficou especialmente satisfeito com suas contribuições de composição para o álbum duplo e o identificou como um trabalho superior ao Sgt. Pepper. No final de 1968, Lennon participou do The Rolling Stones Rock and Roll Circus, um especial de televisão que não foi transmitido. Lennon se apresentou com o Dirty Mac, um supergrupo composto por Lennon, Eric Clapton, Keith Richards e Mitch Mitchell. O grupo também acompanhou uma performance vocal de Ono. Uma versão cinematográfica foi lançada em 1996.

No final de 1968, o aumento do uso de drogas de Lennon e a crescente preocupação com Ono, combinados com a incapacidade dos Beatles de concordar sobre como a empresa deveria ser administrada, deixaram a Apple precisando de administração profissional. Lennon pediu a Lord Beeching que assumisse o papel, mas ele recusou, aconselhando Lennon a voltar a fazer discos. Lennon foi abordado por Allen Klein, que havia gerenciado os Rolling Stones e outras bandas durante a Invasão Britânica. No início de 1969, Klein foi nomeado como executivo-chefe da Apple por Lennon, Harrison e Starr, mas McCartney nunca assinou o contrato de gerenciamento.

Lennon e Ono se casaram em 20 de março de 1969 e logo lançaram uma série de 14 litografias chamadas “Bag One” que retratavam cenas de sua lua de mel, oito das quais foram consideradas indecentes e a maioria das quais foi banida e confiscada. O foco criativo de Lennon continuou a se afastar dos Beatles, e entre 1968 e 1969 ele e Ono gravaram três álbuns de música experimental juntos: Unfinished Music No. 1: Two Virgins (mais conhecido por sua capa do que por sua música), Unfinished Music No. 2: Life with the Lions e Wedding Album. Em 1969, eles formaram a Plastic Ono Band, lançando Live Peace in Toronto 1969. Entre 1969 e 1970, Lennon lançou os singles “Give Peace a Chance”, que foi amplamente adotado como um hino anti-Guerra do Vietnã, “Cold Turkey”, que documentou seus sintomas de abstinência depois que ele se tornou viciado em heroína, e “Instant Karma!”.

O dia em que John Lennon e Yoko Ono se apresentaram em Cambridge pela primeira vez
O dia em que John Lennon e Yoko Ono se apresentaram em Cambridge pela primeira vez

Em protesto contra a participação da Grã-Bretanha na “coisa Nigéria-Biafra” (ou seja, a Guerra Civil da Nigéria), seu apoio à América na Guerra do Vietnã e (talvez brincando) contra “Cold Turkey” escorregando nas paradas, Lennon devolveu sua medalha MBE à Rainha. Esse gesto não teve efeito sobre seu status de MBE, que poderia ser renunciado, mas em última análise, apenas o Soberano tem o poder de anular o prêmio original. A medalha, junto com a carta de Lennon, é mantida na Central Chancery of the Orders of Knighthood.

Lennon deixou os Beatles em 20 de setembro de 1969, mas concordou em não informar à imprensa enquanto o grupo renegociava seu contrato de gravação. Ele ficou indignado quando McCartney tornou pública sua própria saída ao lançar seu álbum solo de estreia em abril de 1970. A reação de Lennon foi: “Jesus Cristo! Ele fica com todo o crédito por isso!” Mais tarde, ele escreveu: “Eu comecei a banda. Eu a dissolvi. É tão simples assim.” Em uma entrevista de dezembro de 1970 com Jann Wenner da revista Rolling Stone, ele revelou sua amargura em relação a McCartney, dizendo: “Fui um tolo por não fazer o que Paul fez, que era usá-lo para vender um disco.” Lennon também falou da hostilidade que percebia que os outros membros tinham em relação a Ono e de como ele, Harrison e Starr “ficaram cansados de serem coadjuvantes de Paul … Depois que Brian Epstein morreu, nós desmoronamos. Paul assumiu e supostamente nos liderou. Mas o que é liderar nós quando ficamos dando voltas?”

Carreira Solo 1970–1980

No final de 1970, meses após o fim oficial dos Beatles, Lennon lançou o disco “John Lennon Plastic Ono Band”. Participaram do álbum os músicos Ringo Starr, Billy Preston e Alan White, até então o futuro baterista do Yes. Nas letras, John tratou de temas mais pessoais e densos. Na canção “God”, por exemplo, ele cantou que “o sonho acabou” e afirmou acreditar somente em Yoko e em si próprio.

No ano seguinte, foi lançado o disco “Imagine”. O álbum foi produzido por Phil Spector, com a colaboração de Yoko. O disco trazia canções polêmicas como “Woman is The Nigger of The World” e “Sunday Bloody Sunday”, que denunciavam o racismo e a violência policial, respectivamente.

Por sua vez, a faixa título fez muito sucesso e transformou-se em um hino mundial da paz. Neste álbum, John contou com a participação de George Harrison, que tocou guitarra na música “How do you Sleep?”. Bastante provocativa, a letra dessa música é um recado a Paul McCartney.

Em 1973, John lançou o álbum “Mind Games”, que marcou o início de uma breve separação de Yoko Ono. Na foto da capa, inclusive, Lennon parece caminhar na frente de uma montanha que estampa o rosto de Yoko. Esta simbologia indica que John estava se afastando da influência da esposa.

Em 1974, lançou o álbum “Walls And Bridges”, alcançando sucesso com as canções “#9 Dream” e “Whatever Gets You Thru The Night”, esta última com a participação de Elton John no piano e vocalização.

Em 1975, John optou por entrar em um período sabático, trocando qualquer forma de holofotes por convívio familiar. Naquele período, ele teve a oportunidade de conviver mais com os filhos, bem como se tornou um especialista em fazer pães caseiros.

Após cinco anos longe da mídia, em 1980, John Lennon voltou ao cenário com o álbum “Double Fantasy”. O repertório do disco foi dividido entre canções de Lennon e Yoko. “(Just Like) Starting Over” e “Woman” atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso.

Apesar de voltar à ativa, um acontecimento trágico fez com que os planos do artista fossem radicalmente modificados.

john lennon em sua carreira solo nos anos 70
john lennon em sua carreira solo nos anos 70

Falecimento de John Lennon

Em Nova York, por volta das 17h00 do dia 8 de dezembro de 1980, Lennon autografou uma cópia de Double Fantasy para Mark David Chapman antes de sair do Dakota com Ono para uma sessão de gravação no Record Plant. Após a sessão, Lennon e Ono retornaram ao Dakota em uma limusine por volta das 22h50 (horário local). Eles saíram do veículo e atravessaram o arco do prédio. Chapman então atirou duas vezes em Lennon pelas costas e duas vezes no ombro a curta distância. Lennon foi levado às pressas em uma viatura policial para a sala de emergência do Hospital Roosevelt, onde foi declarado morto na chegada às 23h15 (horário local).

Uma foto de ficha policial de Mark David Chapman
Uma foto de ficha policial de Mark David Chapman

Ono emitiu uma declaração no dia seguinte, dizendo “Não haverá funeral para John”, encerrando-a com as palavras “John amava e rezava pela raça humana. Por favor, façam o mesmo por ele”. Seus restos mortais foram cremados no Cemitério Ferncliff, em Hartsdale, Nova York. Ono espalhou suas cinzas no Central Park de Nova York, onde o memorial Strawberry Fields foi posteriormente criado. Chapman evitou ir a julgamento quando ignorou o conselho de seu advogado e se declarou culpado de homicídio doloso em segundo grau, sendo condenado a 20 anos de prisão perpétua.

Nas semanas seguintes ao assassinato, “(Just Like) Starting Over” e Double Fantasy lideraram as paradas no Reino Unido e nos EUA. “Imagine” atingiu o número um no Reino Unido em janeiro de 1981 e “Happy Xmas” chegou ao número dois. “Imagine” foi sucedido no topo das paradas do Reino Unido por “Woman”, o segundo single de Double Fantasy. Mais tarde naquele ano, a versão cover de “Jealous Guy” do Roxy Music, gravada como um tributo a Lennon, também foi número um no Reino Unido.

spot_img

Posts Relacionados

Tom Jobim

Tom Jobim, um dos mais célebres compositores e músicos...

Roberto Carlos

Roberto Carlos é um dos mais renomados e influentes...

Paulinho da viola

Paulinho da Viola é um dos maiores compositores e...

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso é um dos artistas mais icônicos e...

Milton Nascimento

Milton Nascimento é um dos maiores ícones da música...

Luiz Melodia

Luiz Melodia, nascido Luiz Carlos dos Santos, foi um...
spot_img
Artigo anterior
Próximo artigo