Conheça Lady Gaga, a Deusa da versatilidade no entretenimento
Stefani Joanne Angelina Germanotta (nascida em 28 de março de 1986), conhecida profissionalmente como Lady Gaga, é uma cantora, compositora e atriz americana. Ela é conhecida por reinventar sua imagem e demonstrar versatilidade no entretenimento. Gaga começou a se apresentar quando adolescente, cantando em noites de microfone aberto e atuando em peças escolares. Ela estudou no Collaborative Arts Project 21 antes de sair para seguir uma carreira na música. Após o cancelamento de um contrato pela Def Jam Recordings, Gaga trabalhou como compositora para a Sony/ATV Music Publishing. Em 2007, ela assinou com a Interscope Records e a KonLive Distribution. Seu sucesso veio no ano seguinte com seu álbum de estreia, The Fame, e seus singles “Just Dance” e “Poker Face”. O álbum foi relançado posteriormente juntamente com The Fame Monster (2009), que rendeu os bem-sucedidos singles “Bad Romance”, “Alejandro” e “Telephone”.
Os cinco álbuns seguintes de Gaga estrearam no topo da parada americana Billboard 200. Seu segundo álbum completo, Born This Way (2011), explorou rock eletrônico e techno-pop e vendeu mais de um milhão de cópias em sua primeira semana. A faixa-título se tornou a música de vendas mais rápida na iTunes Store, com mais de um milhão de downloads em menos de uma semana. Após seu terceiro álbum influenciado por EDM, Artpop (2013), e seu single principal “Applause”, ela lançou o álbum de jazz Cheek to Cheek (2014) com Tony Bennett, e o álbum de soft rock Joanne (2016). Ela se aventurou na atuação, ganhando prêmios por seus papéis principais na minissérie American Horror Story: Hotel (2015–2016) e no filme musical A Star Is Born (2018). Suas contribuições para a trilha sonora deste último, que gerou o single de sucesso “Shallow”, a tornaram a primeira mulher a ganhar um Oscar, um BAFTA, um Globo de Ouro e um Grammy em um ano. Gaga retornou ao dance-pop com seu sexto álbum de estúdio, Chromatica (2020), que gerou o single número um “Rain on Me”. Em 2021, ela lançou seu segundo e último álbum colaborativo com Bennett, Love for Sale, e também estrelou o filme biográfico House of Gucci.
Com estimados 170 milhões de discos vendidos, Gaga é uma das artistas musicais mais vendidas do mundo e a única artista feminina a ter quatro singles vendendo pelo menos 10 milhões de cópias globalmente. Seus prêmios incluem 13 Grammy Awards, 2 Globo de Ouro, 18 MTV Video Music Awards, prêmios do Songwriters Hall of Fame e do Council of Fashion Designers of America, além do reconhecimento como Artista do Ano (2010) e Mulher do Ano (2015) pela Billboard. Ela também foi incluída em várias classificações de poder da Forbes e ficou em quarto lugar na lista das Maiores Mulheres da Música da VH1 (2012). A Time nomeou Gaga uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010 e 2019 e a colocou em sua lista de Ícones da Moda de Todos os Tempos. A filantropia e o ativismo de Gaga se concentram na conscientização sobre saúde mental e direitos LGBT; ela possui sua própria organização sem fins lucrativos, a Born This Way Foundation, que apoia o bem-estar dos jovens. Seus empreendimentos comerciais incluem a Haus Labs, uma marca de cosméticos veganos lançada em 2019.
1986–2004 – Vida Inicial de Lady Gaga
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu em 28 de março de 1986, no Hospital Lenox Hill, em Manhattan, na cidade de Nova York, em uma família católica de classe média alta. Ambos os pais têm ascendência italiana. Seus pais são Cynthia Louise (née Bissett), uma filantropa e executiva de negócios, e o empresário da internet Joseph Germanotta, e ela tem uma irmã mais nova chamada Natali. Criada no Upper West Side de Manhattan, Gaga disse em uma entrevista que seus pais vieram de famílias de classe baixa e trabalharam muito por tudo. Desde os 11 anos, ela frequentou o Convento do Sagrado Coração, uma escola católica romana privada para meninas. Gaga descreveu sua adolescência como “muito dedicada, muito estudiosa, muito disciplinada”, mas também “um pouco insegura”. Ela se considerava uma desajustada e era zombada por “ser ou muito provocativa ou muito excêntrica”.
Gaga começou a tocar piano aos quatro anos, quando sua mãe insistiu para que ela se tornasse “uma jovem culta”. Ela fez aulas de piano e praticou durante toda a infância. As lições ensinaram-na a criar música de ouvido, o que Gaga preferia em relação à leitura de partituras. Seus pais a incentivaram a seguir a música e a matricularam em um acampamento de artes criativas. Na adolescência, ela se apresentava em noites de microfone aberto. Gaga interpretou os papéis principais de Adelaide na peça Guys and Dolls e Philia na peça A Funny Thing Happened on the Way to the Forum no Regis High School. Ela também estudou atuação no Instituto de Teatro e Cinema Lee Strasberg por dez anos. Gaga fez audições sem sucesso para peças em Nova York, embora tenha aparecido em um pequeno papel de apoio como estudante do ensino médio em um episódio de 2001 de The Sopranos intitulado “The Telltale Moozadell”. Mais tarde, ela falou sobre sua inclinação para a música:
“Eu não sei exatamente de onde vem minha afinidade pela música, mas é a coisa que mais me vem fácil. Quando eu tinha uns três anos, talvez até menos, minha mãe sempre conta essa história muito embaraçosa de eu me apoiando e tocando as teclas assim porque eu era muito jovem e baixa para alcançar lá em cima. Apenas assim, nas teclas mais baixas do piano… Eu era realmente muito boa no piano, então meus primeiros instintos foram trabalhar muito duro praticando piano, e talvez eu não tenha sido uma dançarina natural, mas sou uma musicista natural. Isso é o que eu acredito ser a melhor em.”
Em 2003, aos 17 anos, Gaga obteve admissão antecipada no Collaborative Arts Project 21, uma escola de música na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York (NYU), e morou em um alojamento da NYU. Ela estudou música lá e aprimorou suas habilidades de composição escrevendo ensaios sobre arte, religião, questões sociais e políticas, incluindo uma tese sobre os artistas pop Spencer Tunick e Damien Hirst. Em 2005, Gaga abandonou a escola durante o segundo semestre do seu segundo ano para se concentrar em sua carreira musical. Naquele ano, ela também interpretou uma cliente desavisada em um restaurante para o Boiling Points da MTV, um programa de televisão de realidade de pegadinhas.
2005–2007: Início da carreira
Em 2005, Gaga gravou duas músicas com o artista de hip-hop Melle Mel para um audiolivro que acompanhava o romance infantil de Cricket Casey, “The Portal in the Park”. Ela também formou uma banda chamada SGBand com alguns amigos da NYU. Eles tocaram em locais ao redor de Nova York e se tornaram uma presença constante na cena noturna do Lower East Side. Após a Showcase de Novos Compositores do Songwriters Hall of Fame de 2006 no Cutting Room em junho, a talent scout Wendy Starland a recomendou ao produtor musical Rob Fusari. Fusari colaborou com Gaga, que viajava diariamente para Nova Jersey, ajudando a desenvolver suas músicas e compor novos materiais. O produtor afirmou que começaram a namorar em maio de 2006 e afirmou ter sido a primeira pessoa a chamá-la de “Lady Gaga”, derivado da música “Radio Ga Ga” do Queen. Seu relacionamento durou até janeiro de 2007.
Fusari e Gaga estabeleceram uma empresa chamada “Team Lovechild, LLC” para promover sua carreira. Eles gravaram e produziram faixas de electropop, enviando-as para executivos da indústria musical. Joshua Sarubin, chefe de Artistas e Repertório (A&R) da Def Jam Recordings, respondeu positivamente e, após aprovação do chefe de Sarubin, Antonio “L.A.” Reid, Gaga foi contratada pela Def Jam em setembro de 2006. Ela foi dispensada da gravadora três meses depois e voltou para casa para o Natal. Gaga começou a se apresentar em shows de neo-burlesco, que segundo ela representavam liberdade. Durante esse tempo, ela conheceu a artista performática Lady Starlight, que ajudou a moldar sua persona no palco. O par começou a se apresentar em clubes do centro da cidade, como o Mercury Lounge, o Bitter End e o Rockwood Music Hall. Sua peça de arte performática ao vivo, conhecida como “Lady Gaga and the Starlight Revue” e anunciada como “The Ultimate Pop Burlesque Rockshow”, foi uma homenagem aos atos de variedades dos anos 1970. Eles se apresentaram no festival de música Lollapalooza de 2007.
Inicialmente focada em música eletrônica avant-garde, Gaga começou a incorporar melodias pop e o estilo glam rock de David Bowie e Queen em suas músicas. Enquanto Gaga e Starlight se apresentavam, Fusari continuava a desenvolver as músicas que ele havia criado com ela, enviando-as para o produtor e executivo de gravadora Vincent Herbert. Em novembro de 2007, Herbert contratou Gaga para sua gravadora Streamline Records, um selo da Interscope Records, estabelecido naquele mês. Gaga creditou mais tarde Herbert como o homem que a descobriu. Tendo atuado como compositora aprendiz durante um estágio na Famous Music Publishing, Gaga fechou um contrato de publicação de música com a Sony/ATV. Como resultado, ela foi contratada para escrever músicas para Britney Spears, New Kids on the Block, Fergie e as Pussycat Dolls.
Na Interscope, o músico Akon ficou impressionado com suas habilidades vocais quando ela cantou um vocal de referência para uma de suas faixas em estúdio. Akon convenceu Jimmy Iovine, presidente e CEO da Interscope Geffen A&M Records (uma empresa irmã da Def Jam), a formar um acordo conjunto, fazendo com que Gaga também assinasse com seu próprio selo, KonLive, tornando-a sua “jogadora principal”.
No final de 2007, Gaga conheceu o compositor e produtor RedOne. Ela colaborou com ele no estúdio de gravação por uma semana em seu álbum de estreia, assinando com a Cherrytree Records, um selo da Interscope estabelecido pelo produtor e compositor Martin Kierszenbaum; ela também escreveu quatro músicas com Kierszenbaum. Apesar de ter garantido um contrato de gravação, ela disse que algumas estações de rádio achavam sua música muito “atrevida”, “orientada para a dança” e “underground” para o mercado mainstream, ao que ela respondeu: “Meu nome é Lady Gaga, eu estive na cena musical por anos e estou te dizendo, isso é o que vem a seguir”.
2008–2010: Auge com The Fame e The Fame Monster
Até 2008, Gaga havia se mudado para Los Angeles para trabalhar extensivamente com sua gravadora para completar seu álbum de estreia, “The Fame”, e para montar sua própria equipe criativa chamada Haus of Gaga, inspirada na Factory de Andy Warhol. “The Fame” foi lançado em 19 de agosto de 2008, e alcançou o primeiro lugar na Áustria, Canadá, Alemanha, Irlanda, Suíça e Reino Unido, além do top cinco na Austrália e nos EUA. Seus dois primeiros singles, “Just Dance” e “Poker Face”, alcançaram o primeiro lugar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido.
O último também foi o single mais vendido do mundo em 2009, com 9,8 milhões de cópias vendidas naquele ano, e passou um recorde de 83 semanas no topo da parada Digital Songs da revista Billboard. Três outros singles, “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, “LoveGame” e “Paparazzi”, foram lançados do álbum; este último alcançou o primeiro lugar na Alemanha. Versões remixadas dos singles de “The Fame”, exceto “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, foram incluídas em Hitmixes em agosto de 2009. No Grammy Awards 52, “The Fame” e “Poker Face” ganharam Melhor Álbum de Dance/Eletrônica e Melhor Gravação de Dance, respectivamente.
Após sua participação na turnê Doll Domination Tour de 2009 das Pussycat Dolls na Europa e na Oceania, Gaga foi a atração principal da sua turnê mundial The Fame Ball Tour, que ocorreu de março a setembro de 2009. Enquanto viajava pelo mundo, ela escreveu oito músicas para “The Fame Monster”, uma reedição de “The Fame”. Essas novas músicas também foram lançadas como um EP independente em 18 de novembro de 2009.
Seu primeiro single, “Bad Romance”, foi lançado um mês antes e alcançou o primeiro lugar no Canadá e no Reino Unido, e o segundo lugar nos EUA, Austrália e Nova Zelândia. “Telephone”, com Beyoncé, seguiu como o segundo single do EP e se tornou o quarto número um de Gaga no Reino Unido. Seu terceiro single foi “Alejandro”, que alcançou o primeiro lugar na Finlândia e atraiu controvérsia quando seu videoclipe foi considerado blasfemo pela Liga Católica. Ambas as faixas alcançaram o top cinco nos EUA.
O vídeo de “Bad Romance” se tornou o mais assistido no YouTube em abril de 2010, e naquele outubro, Gaga se tornou a primeira pessoa com mais de um bilhão de visualizações combinadas. No MTV Video Music Awards de 2010, ela ganhou oito prêmios em 13 indicações, incluindo Vídeo do Ano por “Bad Romance”. Ela foi a artista mais indicada em um único ano e a primeira mulher a receber duas indicações para Vídeo do Ano na mesma cerimônia. “The Fame Monster” ganhou o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop, e “Bad Romance” ganhou Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Melhor Videoclipe de Curta Duração no 53º Grammy Awards.
Em 2009, Gaga passou um recorde de 150 semanas no UK Singles Chart e se tornou a artista feminina mais baixada em um ano nos EUA, com 11,1 milhões de downloads vendidos, garantindo uma entrada no Livro Guinness dos Recordes Mundiais. Mundialmente, “The Fame” e “The Fame Monster” juntos venderam mais de 15 milhões de cópias, e este último foi o segundo álbum mais vendido de 2010. Seu sucesso permitiu a Gaga iniciar sua segunda turnê mundial, The Monster Ball Tour, e lançar The Remix, seu último registro com a Cherrytree Records e um dos álbuns de remix mais vendidos de todos os tempos.
A Monster Ball Tour ocorreu de novembro de 2009 a maio de 2011 e arrecadou $227,4 milhões, tornando-a a turnê de concertos mais lucrativa para um artista estreante. Os concertos realizados no Madison Square Garden em Nova York foram filmados para um especial de televisão da HBO, Lady
2011–2014: Born This Way, Artpop, e Cheek to Cheek
Em fevereiro de 2011, Gaga lançou “Born This Way”, o single principal de seu álbum de estúdio de mesmo nome. A música vendeu mais de um milhão de cópias em cinco dias, ganhando o Guinness World Record pelo single de venda mais rápida no iTunes. Estreou no topo da Billboard Hot 100, tornando-se o 1000º single número um na história das paradas. Seu segundo single, “Judas”, seguiu dois meses depois, e “The Edge of Glory” serviu como terceiro single. Ambos alcançaram o top 10 nos EUA e no Reino Unido. Seu videoclipe de “The Edge of Glory”, ao contrário de seus trabalhos anteriores, a retrata dançando em uma escada de incêndio e andando em uma rua solitária, sem coreografias intrincadas e dançarinos de apoio.
“Born This Way” foi lançado em 23 de maio de 2011, estreando no topo da Billboard 200 com vendas de 1,1 milhão de cópias na primeira semana. Vendeu oito milhões de cópias em todo o mundo e recebeu três indicações ao Grammy, incluindo a terceira indicação consecutiva de Gaga para Álbum do Ano. A Rolling Stone listou o álbum entre “Os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos” em 2020. Os singles seguintes de “Born This Way” foram “You and I” e “Marry the Night”, que alcançaram os números seis e 29 nos EUA, respectivamente. Sua música “Bloody Mary” se tornou um sucesso ressurgente e foi lançada como single em 2022. Enquanto filmava o videoclipe do primeiro, Gaga conheceu e começou a namorar o ator Taylor Kinney em julho de 2011, que interpretou seu interesse amoroso. Ela também embarcou na turnê Born This Way Ball em abril de 2012, que estava programada para concluir em março seguinte, mas terminou um mês antes quando Gaga cancelou as datas restantes devido a uma lágrima labral em seu quadril direito que exigiu cirurgia. Enquanto os reembolsos para os cancelamentos foram estimados em $25 milhões, a turnê arrecadou $183,9 milhões globalmente.
Em 2011, Gaga também trabalhou com Tony Bennett em uma versão de jazz de “The Lady Is a Tramp”, com Elton John em “Hello Hello” para o filme animado Gnomeo & Juliet, e com The Lonely Island e Justin Timberlake em “3-Way (The Golden Rule)”. Ela também fez um concerto no Sydney Town Hall na Austrália naquele ano para promover Born This Way e celebrar o 65º aniversário do ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Em novembro, ela foi destaque em um especial de televisão de Ação de Graças intitulado A Very Gaga Thanksgiving, que atraiu 5,7 milhões de espectadores americanos e resultou no lançamento de seu quarto EP, A Very Gaga Holiday. Em 2012, Gaga participou como convidada de si mesma em um episódio de Os Simpsons chamado “Lisa Goes Gaga”, e lançou sua primeira fragrância, Lady Gaga Fame, seguida por uma segunda, Eau de Gaga, em 2014.
Gaga começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio, Artpop, no início de 2012, durante a turnê Born This Way Ball; ela criou o álbum para refletir “uma noite na balada”. Em agosto de 2013, Gaga lançou o single principal do álbum “Applause”, que alcançou o primeiro lugar na Hungria, o quarto lugar nos EUA e o quinto lugar no Reino Unido. Um vídeo de letra para a faixa de Artpop “Aura” seguiu em outubro para acompanhar Machete Kills de Robert Rodriguez, onde ela interpreta uma assassina chamada La Chameleon. O filme recebeu críticas geralmente mistas e arrecadou menos da metade de seu orçamento de $33 milhões. O segundo single de Artpop, “Do What U Want”, apresentava o cantor R. Kelly e foi lançado mais tarde naquele mês, alcançando o topo das paradas na Hungria e o número 13 nos EUA. Artpop foi lançado em 6 de novembro de 2013, com críticas mistas. Helen Brown no The Daily Telegraph criticou Gaga por fazer outro álbum sobre sua fama e duvidou da originalidade do registro, mas achou ótimo para dançar. O álbum estreou no topo da parada Billboard 200 e vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo até julho de 2014. “G.U.Y.” foi lançado como terceiro single em março de 2014 e atingiu o número 76 nos EUA.
Gaga apresentou um episódio do Saturday Night Live em novembro de 2013. Depois de realizar seu segundo especial de televisão do Dia de Ação de Graças na ABC, Lady Gaga and the Muppets Holiday Spectacular, ela fez uma apresentação especial de “Do What U Want” com Christina Aguilera na quinta temporada do reality show de talentos americano The Voice. Em março de 2014, Gaga teve uma residência de concertos de sete dias comemorando a última apresentação no Roseland Ballroom de Nova York antes de seu fechamento. Dois meses depois, ela embarcou na turnê ArtRave: The Artpop Ball, baseada em conceitos de seu evento promocional ArtRave. Arrecadando $83 milhões, a turnê incluiu cidades canceladas do itinerário da Born This Way Ball. Enquanto isso, Gaga se separou do empresário de longa data Troy Carter por “diferenças criativas”, e em junho de 2014, ela e o novo empresário Bobby Campbell se juntaram à Artist Nation, a divisão de gerenciamento de artistas da Live Nation Entertainment. Ela apareceu brevemente em Sin City: A Dame to Kill For de Rodriguez, e foi confirmada como embaixadora da primavera-verão 2014 da Versace com uma campanha chamada “Lady Gaga For Versace”.
Em setembro de 2014, Gaga lançou um álbum de jazz colaborativo com Tony Bennett intitulado “Cheek to Cheek”. A inspiração por trás do álbum veio de sua amizade com Bennett e sua fascinação pela música jazz desde a infância. Ele afirmou que Gaga é “a artista mais talentosa que já conheci”. Antes do lançamento do álbum, foram produzidos os singles “Anything Goes” e “I Can’t Give You Anything but Love”. “Cheek to Cheek” recebeu críticas geralmente favoráveis; Caroline Sullivan, do The Guardian, elogiou os vocais de Gaga, e Howard Reich, do Chicago Tribune, escreveu que “Cheek to Cheek oferece o real, do início ao fim”. O álbum foi o terceiro consecutivo de Gaga a chegar ao topo da parada Billboard 200 e ganhou o Grammy Award de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional. A dupla gravou o especial de concerto “Tony Bennett and Lady Gaga: Cheek to Cheek Live!” e embarcou na turnê “Cheek to Cheek” de dezembro de 2014 a agosto de 2015.
2015–2017: American Horror Story, Joanne, e seu show no Super Bowl
Em fevereiro de 2015, Gaga ficou noiva de Taylor Kinney. Após a resposta morna a Artpop, Gaga começou a reinventar sua imagem e estilo. De acordo com a Billboard, essa mudança começou com o lançamento de Cheek to Cheek e a atenção que recebeu por sua performance no 87º Oscar, onde cantou um medley de músicas de A Noviça Rebelde em homenagem a Julie Andrews. Considerada uma de suas melhores performances pela Billboard, ela gerou mais de 214.000 interações por minuto globalmente no Facebook. Ela e Diane Warren co-escreveram a música “Til It Happens to You” para o documentário The Hunting Ground, que lhes rendeu o Satellite Award de Melhor Canção Original e uma indicação ao Oscar na mesma categoria. Gaga ganhou o prêmio de Mulher do Ano da Billboard e o prêmio Ícone Contemporâneo no Songwriters Hall of Fame Awards de 2015.
Gaga passou grande parte de sua vida querendo ser atriz, e alcançou seu objetivo quando estrelou American Horror Story: Hotel. Transmitida de outubro de 2015 a janeiro de 2016, Hotel é a quinta temporada da série de terror e antologia televisiva American Horror Story, na qual Gaga interpretou uma proprietária de hotel chamada Elizabeth. No 73º Globo de Ouro, Gaga recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão por seu trabalho na temporada. Ela apareceu no filme de moda de Nick Knight para a campanha de primavera de 2016 de Tom Ford e foi editora convidada da edição 99 da revista de moda V em janeiro de 2016, que apresentou 16 capas diferentes. Ela recebeu o prêmio de Editora do Ano no Fashion Los Angeles Awards.
Em fevereiro de 2016, Gaga cantou o hino nacional dos EUA no Super Bowl 50, se associou à Intel e Nile Rodgers para uma homenagem ao falecido David Bowie no 58º Grammy Awards, e cantou “Til It Happens to You” no 88º Oscar, onde foi apresentada por Joe Biden e foi acompanhada no palco por 50 pessoas que sofreram agressão sexual. Em abril, ela foi homenageada com o Prêmio de Artista no Jane Ortner Education Awards pelo The Grammy Museum, que reconhece artistas que demonstraram paixão e dedicação à educação por meio das artes. Seu noivado com Taylor Kinney terminou em julho; ela disse mais tarde que sua carreira interferiu em seu relacionamento.
Gaga interpretou uma bruxa chamada Scathach em American Horror Story: Roanoke, a sexta temporada da série, que foi ao ar de setembro a novembro de 2016. Seu papel na quinta temporada do programa influenciou sua música futura, levando-a a apresentar “a arte da escuridão”. Em setembro de 2016, ela lançou o single principal de seu quinto álbum, “Perfect Illusion”, que liderou as paradas na França e alcançou o número 15 nos EUA. O álbum, intitulado Joanne, recebeu o nome da falecida tia de Gaga, que foi uma inspiração para a música. Foi lançado em 21 de outubro de 2016, e se tornou o quarto álbum número um de Gaga na Billboard 200, fazendo dela a primeira mulher a alcançar o topo da parada dos EUA quatro vezes na década de 2010. O segundo single do álbum, “Million Reasons”, seguiu no mês seguinte e alcançou o número quatro nos EUA. Mais tarde, ela lançou uma versão de piano da faixa-título do álbum em 2018, que ganhou um Grammy de Melhor Performance Pop Solo. Para promover o álbum, Gaga embarcou na Dive Bar Tour de três datas.
Gaga se apresentou como o ato principal durante o show do intervalo do Super Bowl LI em 5 de fevereiro de 2017. Sua performance apresentou um grupo de centenas de drones iluminados formando várias formas no céu acima do NRG Stadium de Houston – a primeira vez que aeronaves robóticas apareceram em um programa do Super Bowl. Ela atraiu 117,5 milhões de espectadores nos Estados Unidos, superando os 111,3 milhões de espectadores do jogo e tornando-se o terceiro show de intervalo do Super Bowl mais assistido até o momento. A performance levou a um aumento de 410.000 downloads de músicas nos Estados Unidos para Gaga e lhe rendeu uma indicação ao Emmy na categoria Programa de Classe Especial Excepcional. A CBS Sports incluiu sua performance como a segunda melhor na história dos shows de intervalo do Super Bowl. Em abril, Gaga foi a atração principal do Coachella Valley Music and Arts Festival. Ela também lançou um single avulso, “The Cure”, que alcançou o top 10 na Austrália. Quatro meses depois, Gaga iniciou a Joanne World Tour, que ela anunciou após o show do intervalo do Super Bowl LI. A criação de Joanne por Gaga e a preparação para sua performance no show do intervalo foram apresentadas no documentário Gaga: Five Foot Two, que estreou na Netflix em setembro daquele ano. Ao longo do filme, ela foi vista sofrendo de dor crônica, que mais tarde foi revelada como sendo o efeito de uma condição de longo prazo chamada fibromialgia. Em fevereiro de 2018, isso levou Gaga a cancelar os últimos dez shows da Joanne World Tour, que acabou arrecadando US$ 95 milhões com 842.000 ingressos vendidos.
2018–2019: Nasce uma estrela
Em março de 2018, Gaga apoiou a marcha pela regulamentação de armas March for Our Lives em Washington, D.C., e lançou uma versão da música “Your Song” de Elton John para o álbum tributo dele, Revamp. Mais tarde naquele ano, ela estrelou como a cantora lutadora Ally no drama romântico musical A Star Is Born, dirigido por Bradley Cooper, um remake do filme de 1937 com o mesmo nome. O filme acompanha o relacionamento de Ally com o cantor Jackson Maine (interpretado por Cooper), que se torna tenso depois que sua carreira começa a ofuscar a dele. Recebeu aclamação da crítica, com um consenso de que o filme tinha “protagonistas cativantes, direção habilidosa e uma história de amor emocionante”. Cooper abordou Gaga depois de vê-la se apresentar em um evento de arrecadação de fundos para pesquisa do câncer. Admiradora do trabalho de Cooper, Gaga concordou com o projeto devido à sua representação de vício e depressão. A Star Is Born estreou no Festival de Cinema de Veneza de 2018 e foi lançado mundialmente em outubro. A performance de Gaga foi aclamada pelos críticos de cinema, com Peter Bradshaw, do The Guardian, rotulando o filme de “outrageously watchable” e afirmando que “a capacidade de Gaga de ser parte pessoa comum, parte imperatriz celebridade extraterrestre funciona no mais alto nível”; Stephanie Zacharek, da revista Time, destacou sua “performance impressionante” e a encontrou “carismática” sem sua maquiagem, perucas e figurinos habituais. Por esse papel, Gaga ganhou os prêmios da National Board of Review e do Critics’ Choice Awards de Melhor Atriz, além de receber indicações ao Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e BAFTA de Melhor Atriz.
Gaga e Cooper co-escreveram e produziram a maioria das músicas da trilha sonora de A Star Is Born, que ela insistiu que fossem tocadas ao vivo no filme. Seu single principal, “Shallow”, lançado em 27 de setembro de 2018 e interpretado pelos dois, liderou as paradas em vários países, incluindo Austrália, Reino Unido e EUA. A trilha sonora contém 34 faixas, incluindo 17 músicas originais, e recebeu críticas geralmente positivas. Comercialmente, a trilha sonora estreou em primeiro lugar nos EUA, tornando Gaga a primeira mulher com cinco álbuns número um nos EUA na década de 2010 e quebrando sua marca com Taylor Swift como a mais para qualquer artista feminina nesta década. Além disso, liderou as paradas na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido. Até junho de 2019, a trilha sonora havia vendido mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. O álbum rendeu a Gaga quatro prêmios Grammy – Melhor Trilha Sonora de Compilação para Mídia Visual e Melhor Performance Pop em Dupla/Grupo e Melhor Canção Escrita para Mídia Visual para “Shallow”, além desta última categoria para “I’ll Never Love Again” – e um BAFTA de Melhor Música de Filme. “Shallow” também lhe rendeu o Oscar, Globo de Ouro, Critics’ Choice e Satellite de Melhor Canção Original. Gaga fez performances ao vivo da música no 61º Grammy Awards e no 91º Oscar.
Em outubro, Gaga anunciou seu noivado com o agente de talentos Christian Carino, a quem conheceu no início de 2017. Eles encerraram o noivado em fevereiro de 2019. Gaga assinou uma residência de concertos, chamada Lady Gaga Enigma + Jazz & Piano, para se apresentar no MGM Park Theater em Las Vegas. A residência consiste em dois tipos de shows: Enigma, que se concentrou na teatralidade e incluiu os maiores sucessos de Gaga, e Jazz & Piano, que envolveu faixas do Great American Songbook e versões mais despojadas das músicas de Gaga. O show Enigma estreou em dezembro de 2018 e o Jazz & Piano em janeiro de 2019. Gaga lançou sua linha de maquiagem vegana, Haus Laboratories, em setembro de 2019, exclusivamente na Amazon. Consistindo em 40 produtos, incluindo delineadores líquidos, gloss labial e adesivos de máscara facial, ela alcançou o primeiro lugar na lista de batons mais vendidos da Amazon.
2020 – Presente: Chromatica, Love for Sale e projetos cinematográficos adicionais
Em fevereiro de 2020, Gaga iniciou um relacionamento com o empreendedor Michael Polansky. No dia 29 de maio do mesmo ano, seu sexto álbum de estúdio, Chromatica, foi lançado, recebendo críticas positivas. O álbum estreou no topo das paradas nos Estados Unidos, tornando-se seu sexto álbum consecutivo número um no país, e alcançou o primeiro lugar em mais de uma dúzia de outros territórios, incluindo Austrália, Canadá, França, Itália e Reino Unido. Chromatica foi precedido por dois singles, “Stupid Love”, lançado em 28 de fevereiro de 2020, e “Rain on Me”, com Ariana Grande, lançado em 22 de maio. Este último ganhou o prêmio de Melhor Performance em Dupla/Grupo Pop no 63º Grammy Awards Anual, e estreou em primeiro lugar nos EUA, fazendo de Gaga a terceira pessoa a liderar a parada do país nas décadas de 2000, 2010 e 2020. No MTV Video Music Awards de 2020, Gaga ganhou cinco prêmios, incluindo o inaugural Tricon Award, que reconhece artistas realizados em diferentes áreas da indústria do entretenimento. Em setembro de 2020, ela apareceu na campanha de vídeo da fragrância Voce Viva da Valentino, cantando uma versão simplificada da faixa “Sine from Above” de Chromatica, junto com um grupo de modelos.
Durante a posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2021, Gaga cantou o hino nacional dos EUA. Em fevereiro de 2021, o passeador de cachorros de Gaga, Ryan Fischer, foi hospitalizado após ser baleado em Hollywood. Dois de seus Bulldogs Franceses, Koji e Gustav, foram levados enquanto um terceiro cachorro chamado Miss Asia escapou e foi subsequentemente recuperado pela polícia. Gaga ofereceu uma recompensa de $500.000 pela devolução de seus animais de estimação. Dois dias depois, em 26 de fevereiro, uma mulher levou os cachorros a uma delegacia de polícia em Los Angeles. Ambos estavam ilesos. Inicialmente, a polícia de Los Angeles afirmou que a mulher que entregou os cachorros não parecia estar envolvida no tiroteio, mas em 29 de abril, ela foi uma das cinco pessoas acusadas em conexão com o tiroteio e o roubo. Em dezembro de 2022, James Howard Jackson, o homem que atirou em Fischer, foi condenado a 21 anos de prisão.
Em abril de 2021, Gaga se uniu à marca de champanhe Dom Pérignon e apareceu em um anúncio dirigido por Nick Knight. Em 3 de setembro, ela lançou seu terceiro álbum de remixes, Dawn of Chromatica. Isso foi seguido por seu segundo álbum colaborativo com Tony Bennett, intitulado Love for Sale, em 30 de setembro. O álbum recebeu críticas geralmente favoráveis e estreou em oitavo lugar nos EUA. A divulgação do álbum incluiu o especial de televisão One Last Time: An Evening with Tony Bennett and Lady Gaga, lançado em novembro de 2021 na CBS, que apresentou performances selecionadas dos shows da dupla em 3 e 5 de agosto no Radio City Music Hall. Outra performance gravada pela dupla para o MTV Unplugged foi lançada em dezembro. No 64º Grammy Awards Anual, Love for Sale ganhou o prêmio de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional para Gaga e Bennett
Ela está pronta para estrelar ao lado de Joaquin Phoenix em “Joker: Folie à Deux”, que será lançado em 2024. Nesse novo projeto, Gaga promete trazer sua habilidade excepcional de atuação para dar vida a um papel desafiador e complexo. O filme promete ser uma obra impactante, explorando temas profundos e oferecendo uma nova perspectiva sobre o icônico personagem do Joker. Com Gaga e Phoenix no elenco, as expectativas estão altas para uma performance excepcional e uma narrativa envolvente que deixará uma marca duradoura no público.