The Cars

Compartilhar:

The Cars

Conheça The Cars, Banda do new wave rock dos anos 70

The Cars foram uma influente banda de rock americana formada em Boston em 1976. Emergindo da cena new wave no final dos anos 1970, a banda incluía Ric Ocasek na guitarra rítmica, Benjamin Orr no baixo, Elliot Easton na guitarra solo, Greg Hawkes nos teclados e David Robinson na bateria. Tanto Ocasek quanto Orr compartilhavam os vocais principais, com Ocasek assumindo o papel de principal compositor e líder do grupo.

A banda destacou-se pela fusão inovadora do rock orientado para guitarras dos anos 1970 com o emergente pop orientado para sintetizadores dos anos 1980. O crítico musical Robert Palmer, que escreveu para o The New York Times e Rolling Stone, elogiou o estilo musical de The Cars, descrevendo-os como uma mistura de tendências contemporâneas como o minimalismo punk, as texturas labirínticas do art rock, o revival do rockabilly dos anos 50 e a concisão melódica do power pop, resultando em uma combinação pessoal e cativante.

Em 1978, The Cars foram nomeados Melhor Artista Novo na Pesquisa dos Leitores da Rolling Stone. O álbum de estreia da banda, intitulado “The Cars”, vendeu seis milhões de cópias e permaneceu na parada de álbuns Billboard 200 por 139 semanas. Eles alcançaram o Top 10 com quatro hits: “Shake It Up” (1981), “You Might Think” (1984), “Drive” (1984) e “Tonight She Comes” (1985). Em 1984, ganharam o prêmio de Vídeo do Ano por “You Might Think” na primeira cerimônia do MTV Video Music Awards.

The Cars se separaram em 1988, e em 2000, Orr faleceu devido a um câncer pancreático. Em 2007, Easton e Hawkes se uniram a Todd Rundgren e outros músicos para formar a banda derivada The New Cars. Em 2010, os membros originais sobreviventes de The Cars se reuniram para gravar o sétimo e último álbum da banda, “Move Like This”, lançado em maio de 2011. Após uma breve turnê para promover “Move Like This”, a banda entrou em hiato novamente. Em abril de 2018, The Cars foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame e se reuniram para se apresentar na cerimônia de indução. Ric Ocasek faleceu de doença cardiovascular em 2019.

Primeiros Anos

Antes de formar The Cars, os membros da banda se apresentaram juntos em vários grupos diferentes. Ric Ocasek e Benjamin Orr se conheceram em Cleveland, Ohio, nos anos 1960, após Ocasek ver Orr se apresentando com sua banda, The Grasshoppers, no Big 5 Show, um programa local de variedades musicais. Os dois fizeram parte de várias bandas em Columbus, Ohio, e Ann Arbor, Michigan, antes de se mudarem para Boston no início dos anos 1970. Em Boston, Ocasek e Orr, juntamente com o guitarrista principal Jas Goodkind, formaram uma banda de folk rock no estilo Crosby, Stills and Nash chamada Milkwood. Em 1972, eles lançaram um álbum intitulado How’s the Weather pela Paramount Records, que não conseguiu entrar nas paradas.

Após o Milkwood, Ocasek e Orr formaram o grupo Richard and the Rabbits, um nome sugerido por Jonathan Richman. A banda incluía Greg Hawkes, que havia estudado na Berklee School of Music e tocado saxofone no álbum do Milkwood. Hawkes saiu para fazer turnê com Martin Mull and His Fabulous Furniture, um ato de comédia musical onde Mull tocava vários instrumentos. Ocasek e Orr então se apresentaram como um duo acústico chamado Ocasek and Orr no Idler Coffeehouse em Cambridge, Massachusetts. Algumas das canções que tocavam se tornaram músicas The Cars.

Posteriormente, Ocasek e Orr se juntaram ao guitarrista Elliot Easton (que também havia estudado em Berklee) na banda Cap’n Swing. A banda também contava com o baterista Glenn Evans, seguido por Kevin Robichaud, e um baixista de jazz, que destoava da preferência de Ocasek por um som de rock and roll. Orr era o vocalista principal e não tocava nenhum instrumento. Cap’n Swing logo chamou a atenção da disc jockey da WBCN, Maxanne Sartori, que começou a tocar músicas da fita demo deles em seu programa.

Depois de serem rejeitados por várias gravadoras, Ocasek demitiu o baixista, o tecladista e o baterista, decidindo formar uma banda que se adequasse melhor ao seu estilo de composição. Orr assumiu o baixo e Robichaud foi substituído por David Robinson, conhecido por sua carreira com os Modern Lovers e DMZ. Robinson, cujo senso de moda exerceu forte influência na imagem da banda, sugeriu o novo nome da banda, The Cars. A banda foi formada em 1976.

the cars 1970
The Cars em seu inicio de Carreira

Ascensão na popularidade, The Cars e Candy-O (1976–1979)

Após uma apresentação preliminar em um lounge de motel fora de Boston, The Cars fizeram seu primeiro show oficial na Base Aérea de Pease, em New Hampshire, pouco tempo depois, em 31 de dezembro de 1976.

O tecladista do Cap’n Swing, Danny Schliftman (mais tarde conhecido como Danny Louis ao se juntar ao Gov’t Mule), tocou com The Cars em seus primeiros shows até que Greg Hawkes estivesse disponível para se juntar à banda em fevereiro de 1977.

The Cars passaram o início de 1977 tocando por toda Nova Inglaterra, desenvolvendo as músicas que apareceriam em seu álbum de estreia. Uma fita demo com nove músicas foi gravada no início de 1977 e logo “Just What I Needed” estava recebendo grande rotação nas rádios de Boston, WBCN e WCOZ. A banda recebeu ofertas de contrato das gravadoras Arista Records e Elektra Records, assinando com a Elektra, uma gravadora com relativamente menos artistas de new wave. O álbum de estreia da banda, The Cars, foi lançado em junho de 1978, alcançando o 18º lugar na Billboard 200. “Just What I Needed” foi lançado como o single de estreia do álbum, seguido por “My Best Friend’s Girl” e “Good Times Roll”, todos os três entrando na Billboard Hot 100. O álbum também continha várias faixas que receberam ampla execução nas rádios, como “You’re All I’ve Got Tonight”, “Bye Bye Love” e “Moving in Stereo”.

O segundo álbum da banda, Candy-O, foi lançado em junho de 1979 e superou o sucesso de The Cars, atingindo o 3º lugar na parada de álbuns Billboard 200, 15 posições acima do álbum de estreia. Com uma capa criada pelo renomado artista da Playboy, Alberto Vargas, o álbum apresentou o primeiro single top-20 da banda, “Let’s Go”. Os singles “It’s All I Can Do” e “Double Life” também foram lançados, mas com menos sucesso.

Os Cars em Memphis em 5 de julho de 1979.
Os Cars em Memphis em 5 de julho de 1979.

Após a separação, carreiras solo e morte de Orr (1989–2009)

Em 1984, The Cars se reuniram e lançaram seu álbum de maior sucesso, Heartbeat City. O primeiro single, “You Might Think”, ajudou a banda a ganhar o prêmio de Vídeo do Ano na primeira cerimônia do MTV Video Music Awards. Além desse sucesso, outros singles do álbum que se destacaram foram “Magic”, “Hello Again” e “Why Can’t I Have You”. A música “Drive”, com Benjamin Orr nos vocais principais, ganhou notoriedade ao ser usada em um vídeo sobre a fome na Etiópia exibido no concerto Live Aid de 1985 no Estádio de Wembley, em Londres. Vale mencionar que, embora The Cars tenham se apresentado no concerto Live Aid na Filadélfia, “Drive” se tornou o single de maior sucesso da banda, alcançando a 3ª posição na Billboard Hot 100. O videoclipe da música foi dirigido pelo ator e diretor Timothy Hutton.

Em 1985, The Cars lançaram a coletânea Greatest Hits, que incluiu outro single de sucesso, “Tonight She Comes”. Esta música atingiu a 7ª posição na Billboard Hot 100 e o 1º lugar na parada Billboard Top Rock Tracks. Após o lançamento da coletânea, os membros da banda se dedicaram novamente a projetos solo. Nesse período, Easton e Orr lançaram seus álbuns de estreia, Change No Change e The Lace, respectivamente. Paralelamente, Ric Ocasek lançou seu segundo álbum solo, This Side of Paradise.

Em 1987, The Cars lançaram seu sexto álbum, Door to Door. Este álbum incluiu seu último grande sucesso internacional, “You Are the Girl”. No entanto, o álbum não conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso dos trabalhos anteriores da banda. Como resultado, em fevereiro de 1988, o grupo anunciou sua separação.

Reunião, Move Like This e segundo hiato (2010–2017)

Em 2010, os membros fundadores sobreviventes dos The Cars sugeriram uma reunião quando Ocasek, Easton, Hawkes e Robinson colocaram uma foto dos quatro juntos, tirada no Millbrook Sound Studios, na página do Facebook da banda. No dia 13 de outubro, eles também postaram um trecho de uma nova música intitulada “Blue Tip”. Uma imagem de Jacknife Lee no estúdio foi compartilhada, sugerindo que ele seria o produtor do novo álbum.

Em outubro, a Billboard relatou que The Cars estavam gravando um novo álbum no estúdio do veterano engenheiro Paul Orofino, em Millbrook, Nova York. No dia 7 de dezembro de 2010, um clipe da nova música “Sad Song” foi adicionado à página do Facebook da banda. Em 1º de janeiro de 2011, um clipe de uma música intitulada “Free” foi compartilhado. O vídeo oficial de estreia de “Blue Tip” foi lançado em 17 de fevereiro, apresentando os membros da banda e o artista de rua de Nova York Joe Iurato. Os membros sobreviventes dos Cars decidiram não substituir Orr, então Hawkes e Lee assumiram todas as partes do baixo.

O novo álbum, Move Like This, foi lançado em 10 de maio pela Hear Music/Concord Music Group, estreando em 7º lugar na parada de álbuns da Billboard. O álbum, com 10 músicas em menos de 40 minutos, teve “Sad Song” lançada nas rádios em 1º de março como o primeiro single. Em maio de 2011, The Cars embarcaram em uma turnê de dez cidades nos Estados Unidos e Canadá, além de se apresentarem no Lollapalooza em Chicago em agosto. Durante a turnê, as partes de baixo de Orr foram tocadas por Hawkes no teclado e baixo, enquanto os vocais das músicas originalmente cantadas por Orr (“Just What I Needed”, “Let’s Go” e “Moving in Stereo”) foram performados por Ocasek. Em uma entrevista, Ocasek foi questionado se a banda teria se reunido se Orr ainda estivesse vivo, ao que ele respondeu: “Ben e eu tivemos uma guerra fria que durou cerca de 23 anos. Nunca consegui entender exatamente por quê, mas acho que havia muito ciúme porque eu escrevia as músicas e recebia muita atenção. E havia todo tipo de coisa estranha, como quando ele disse: ‘Minha namorada escreve músicas, vamos usar uma ou duas dessas.’ Eu disse, ‘Não, isso não é The Cars.'”

Após a conclusão da turnê em 2011, The Cars voltaram a ficar inativos.

Indução ao Rock and Roll Hall of Fame e morte de Ric Ocasek (2018–2019)

Após sete anos de inatividade, o grupo se reuniu, juntamente com Scott Shriner, do Weezer, no baixo, para tocar um conjunto de quatro músicas em sua indução ao Rock and Roll Hall of Fame em 2018. A banda apresentou “You Might Think” (que o Weezer regravou para a trilha sonora de Cars 2), “My Best Friend’s Girl”, “Moving in Stereo” e “Just What I Needed”. Eles foram apresentados pelo vocalista do Killers, Brandon Flowers.

Em 15 de setembro de 2019, Ocasek foi encontrado morto por causas naturais em sua casa em Nova York, aos 75 anos.

spot_img

Posts Relacionados

Lionel Richie

Lionel Richie, nascido em 20 de junho de 1949,...

Lighthouse Family

O Lighthouse Family é uma das duplas mais icônicas...

Laura Pausini

Laura Pausini é uma das vozes mais influentes da...

Kool & The Gang

Kool & The Gang é uma banda lendária que...

Jon Secada

Jon Secada, um ícone da música latina e pop,...

Backstreet Boys

Os Backstreet Boys, uma das boy bands mais emblemáticas...
spot_img
Artigo anterior
Próximo artigo